Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cais do Sertão convida o Quilombo Catucá para refletir sobre corpo e ancestralidade em live

Faixa semanal Papo de Museu será nesta quarta (11), às 15h, no Instagram @caisdosertao

Divulgação

Divulgação

Deybson Henrique e Moabia Ferreira dos Anjos são uns dos coordenadores do Centro Cultural Quilombo de Catucá, localizado em Camaragibe

Em mais uma semana promovendo a interlocução entre as vivências das instituições culturais do Estado, o Cais do Sertão recebe, nesta quarta (11), a coordenadora do Centro Cultural Quilombo de Catucá, Moabia Ferreira dos Anjos, para bate-papo na faixa semanal Papo de Museu. A live será transmitida via perfil do Instagram do Museu (@caisdosertao), a partir das 15h.

Nesta semana, o quadro semanal será mediado pelo músico-educador do Cais, Diogo do Monte, e terá como mote a exaltação e o debate acerca da história e cultura afro-brasileira, a corporeidade africana, a roda de coco e religiões de matriz africana – que são foco do campo de atuação do centro de cultura, situado no bairro de Viana, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

“Esta transmissão ao vivo surge como oportunidade também para esmiuçar o corpo e a ancestralidade. A roda de coco é considerada instrumento de memória e educação pretagógica, ou seja, exalta outras formas de aprendizados e contribuições educativas, tanto comunitária quanto institucional. O corpo torna-se ferramenta de reflexão e troca de saberes no diálogo, cultura e educação”, analisa Moabia.

Há sete anos na ativa, o espaço cultural está hoje sob a liderança de Elaine Albuquerque e Deybson Henrique, em memória ao legado da yalorixá mãe Flávia de Iansã, criadora da casa. O centro tem como missão preservar a memória ancestral de povos africanos e indígenas, além de promover atividades identitárias e culturais na comunidade.

O Quilombo Catucá abriga, além das ações afirmativas e educativas, o terreiro Ilê Axé Oyá T’Ogum e a biblioteca comunitária, responsável por promover para a comunidade aulas preparatórias para o Enem. A casa também enaltece os movimentos artísticos do Maracatu Nação Cabeça de Nego, o Coco de Catucá e a tradicional capoeira, ministrada pelo Mestre Maureliano Ribeiro.

- Leia mais:

Quilombo do Catucá celebra 200 anos com mostra cultural em Camaragibe

Mostra Cultural em Camaragibe celebra 199 anos do Quilombo de Catucá

< voltar para Serviço Cultural