Caminhada para refletir sobre patrimônios do Recife
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
A Caminhada do Patrimônio, realizada na tarde desta segunda-feira (18), pelas ruas do Bairro do Recife, proporcionou a estudantes do ensino fundamental um olhar diferenciado sobre os diversos pontos históricos da capital. O passeio, que integra a VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, contou com a participação de 30 alunos da Escola de Referência do Porto Digital, localizada no Recife Antigo.
Tendo como roteiro a Rua da Alfândega, Rua Marquês de Olinda, Praça do Marco Zero, Praça do Arsenal, entre outras vias, o trajeto foi guiado por instrutores da Secult/PE, possibilitando aos participantes uma análise detalhada dos tipos de arquitetura e curiosidades históricas envolvendo prédios como a Torre Malakoff e a antiga sede dos Correios, na Praça do Arsenal, onde hoje funciona o Paço do Frevo.
Além de observar ornamentos de cada local visitado, os participantes puderam conhecer predominâncias arquitetônicas existentes nas ruas, de acordo com a época em que as mesmas começaram a se formar e sofreram modificações no decorrer do tempo. Para a estudante Isabele Leal, conhecer mais sobre a Rua do Bom Jesus e a Rua da Alfândega foi a oportunidade de aprender sobre a preservação de antigos imóveis. “Gostei de fazer a caminhada com esse olhar mais aprofundado e por ter sido explicado o processo de tombamentos em prédios históricos”, comentou.
Já para Abraão Santos Lacerda, o passeio modificou o modo de olhar para as antigas construções que cercam o cotidiano. “Vai repercutir daqui para frente na minha forma de unir o que aprendemos em sala de aula, com as diferentes origens arquitetônicas observadas. Foi muito bom saber mais sobre a Torre Malakoff e o Paço Alfândega”.
De acordo com Nilson Cordeiro, instrutor que guiou o grupo, a caminhada proporcionou diversas mensagens contidas em cada fachada. “O grande passo foi permitir olhares diferenciados aos estudantes, especialmente por onde eles circulam no trajeto para a escola. Dessa forma, passarão a observar com mais atenção características de época onde quer que estejam”, explicou.
Além da caminhada, os estudantes também estarão participando do Navegando no Patrimônio, que acontece na próxima quinta-feira (21). A atividade de educação patrimonial será realizada no barco escola da Prefeitura do Recife ao longo do Rio Capibaribe.
Confira AQUI a programação completa da VII Semana do Patrimônio.
