Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Exposição “Azulejos”, de Luiz Domingues, marca inauguração da Casa Marte

No Recife do final dos anos 1950 até meados dos anos 1970, um jovem pintor de louças passou a ser requisitado por anônimos e importantes arquitetos para realizar trabalhos que ainda hoje podem ser vistos decorando a cidade. Recém-chegado de Coimbra, Portugal, Sr. Luiz Domingues era um dos poucos a ter o domínio de uma tradição que representa o seu país tal como o fado ou os bons vinhos: a azulejaria. Entre os seus trabalhos, está o grande painel que se encontra na Padaria Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, retratando o milagre das rosas da Santa Isabel, padroeira dos panificadores. Também é de Seu Domingues a fachada de azulejos do icônico Edifício Acaica, ponto de referência da Avenida Boa Viagem.

Divulgação

Divulgação

Painel na Padaria Santa Cruz, no Largo da Boa Vista

Neste mês de dezembro, o português comemora 90 anos, que serão comemorados com a exposição Azulejos, promovida a partir deste sábado (10), pela Caverna Lunar, que agora está localizada na Casa Marte, bairro da Encruzilhada. A mostra vai apresentar fotografias de obras executadas por Seu Domingues, entre paineis, fachadas e residências com peças do artista. Também serão exibidos originais de seus azulejos, resgatados de um total de mais de mil peças.

Divulgação

Divulgação

Seu Luiz Domingues

O evento também vai comemorar a inauguração da Casa Marte, que surge como mais um co-working da cidade, aglutinando coletivos de arte, produção e gastronomia, entre eles a Caverna Lunar, o La Bruja Vegana, Libertália, Papel pra Burro, Pano pra pretx e Produções Ordinária. O evento ainda vai contar com show de Isadora Melo, flash day de tatuagem com Mancha Negra No School Tattoo, projeções ordinárias e a inauguração da Loja Colaborativa Casa Marte.

Divulgação

Divulgação

Azulejos originais também estarão em exposição

Responsável pela mostra Azulejos, A Caverna Lunar, por sua vez, é coordenada pela artista visual Laís Domingues e o artista plástico Raul Luna, que também usam o espaço como ateliê de criação e são responsáveis pela programação do lugar, que costuma abrigar exposições e propostas artísticas independentes.

SERVIÇO

Abertura da exposição Azulejos de Luiz Domingues
Show de Isadora Melo, abertura da Casa Marte
Abertura: Sábado, 10 de dezembro de 2016
Entrada: R$ 7,00
Casa Marte (Rua Dr. José Higino Ribeiro Campos, 114)
Encruzilhada, Recife – PE

< voltar para Artes Visuais