Maracatu Encanto do Pina anima o domingo do Recife Antigo
Apresentação é aberta ao público e contará com 30 integrantes do maracatu de baque virado, demonstrando a percussão comandada pela mestra Joana Cavalcante.
Postado em: Cultura popular e artesanato
Por Roberto Moraes Filho
Fazendo parte das comemorações pelos 35 anos de sua fundação, completados em março deste ano, o Maracatu Encanto do Pina terá apresentação neste domingo (7), no Bairro do Recife. O encontro começa às 9h30, no Marco Zero, demonstrando a potente batucada conduzida pela mestra Joana Cavalcante, primeira e única mulher a comandar um maracatu de baque virado.
“Estaremos reunindo 30 componentes do grupo, com batuqueiros e a côrte, para demonstrar o muito do que é o ritmo contagiante de nossa percussão”, explicou Joana. Sendo um maracatu misto, o grupo também realiza em sua sede no Recife, localizada na favela do Bode, no bairro do Pina, oficinas de percussão, confecção de instrumentos musicais, capoeira e dança. “As atividades são destinadas a pessoas de todas as idades. Elas acontecem sempre aos sábados, recebendo não apenas moradores do Pina”, comentou.
O trabalho social do Encanto do Pina visa proporcionar o desenvolvimento da cidadania para qualquer interessado em participar, criando condições para que a população afrodescendente possa conhecer e aperfeiçoar noções de suas tradições culturais. A sede do Maracatu Encanto do Pina fica na Rua Oswaldo Machado, nº 504, Pina, no Recife.
Serviço:
Apresentação do Maracatu Encanto do Pina no Recife Antigo
Quando: domingo, 7 de junho
Horário: a partir das 9h30
Local: Marco Zero, no Bairro do Recife
Evento aberto ao público
