Museu Regional de Olinda participa até domingo (28) da 8ª Primavera dos Museus
Até o final do evento, exposições fotográficas, palestras e apresentações musicais serão realizadas no Mureo
Postado em: Espaços culturais
Fundarpe

MUREO é um dos equipamentos da Secult-PE que participa da programação da 8ª Primavera dos Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove até o dia 28 de setembro, em 761 instituições culturais de todo o país, a 8ª edição da Primavera dos Museus. Um dos equipamentos que recebe o evento é o Museu Regional de Olinda (Mureo), o qual apresenta ao público exposições fotográficas, palestras e apresentações musicais. A visitação ao Mureo pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 14h às 17h. A entrada é gratuita.
Até o próximo domingo (28) o Museu Regional de Olinda sedia a Exposição Virtual de Fotografia, com imagens de Rafael Bandeira, Aluísio Moreira, Débora Figueredo, Gaby Mendes e Flavio Japa, e curadoria de Luciano Borges. Além disso, o equipamento cultural recebe até 31 de outubro próximo o projeto Interferência Poética – Poetizando o museu, com a presença dos poetas Alexsandro Marcos, Regina Carvalho, Onildo Moreno, Mário Júnior e Edgar Diniz. A ação conta com poesias impressas e livros de poetas disponíveis ao público.
Na quarta (24), às 15h, a poeta Regina Carvalho ministra a ação Proseando no Museu, com o tema Museus Criativos. No dia do encerramento, no domingo (28), às 17h, o público poderá conferir as apresentações dos grupos Electro Vitrola e Projeto C.I.S.M.A, com o rapper Alex Sandro e o DJ Sandro Felix. Cantor André Aral e o poeta Edgar Diniz.
Além da programação da Primavera dos Museus, o Museu Regional de Olinda oferece diariamente ao público uma mostra permanente que propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado, além de contar com a mostra temporária Os Mamulengos visitam o MUREO, aberta ao público das 16h às 17h. A mostra é uma parceria com o Museu do Mamulengo e com curadoria de Luciano Borges e Marjones Pinheiro.
Museu Regional de Olinda
O prédio do Mureo, espaço gerido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), abriga uma casa museu, um solar em estilo colonial construído entre 1745 e 1749. Foi criado em virtude da comemoração do 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935.
O Museu propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado. Seu acervo é composto por mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade. Ainda, possui um conjunto raro de peças de arte sacra do século XVII e XVIII em terra-cota e madeira.
Serviço
Museu Regional de Olinda (MUREO)
Rua do Amparo, 128, Amparo, Olinda – PE
Terça a sexta | 9h às 17h; Sábado e domingo | 14h às 17h
Gratuito
Programação do Mureo durante a Primavera dos Museus:
Até o dia 30 de outubro | 16h às 17h
Exposição Mamulengos e Bonecos visitam o MUREO, com curadoria de Luciano Borges e Marjones Pinheiro
Até domingo (28) | 9h às 17h
Exposição virtual de fotografia, com fotos de Rafael Bandeira, Aluísio Moreira, Débora Figueredo, Gaby Mendes e Flavio Japa. Curadoria de Luciano Borges
Quarta (24) | 15h às 16h
Mesa Redonda Proseando no MUREO, com a escritora Regina Carvalho e o tema Museus Criativos. Coordenação da mesa: Luciano Borges
Domingo (28) | 17h às 18h
Encerramento com apresentação do projeto C.I.S.M.A, e participação do rapper
Alex Sandro, o DJ Sandro Felix, André Aral e Edgar Diniz
Exposição permanente com objetos e mobílias do século passado
