Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Espaços culturais

Última edição do ano dos Saraus em Pasárgada celebra a “Poesia em Livros Cartoneros”

O evento acontecerá na próxima sexta-feira (16), às 17h. O acesso é gratuito

A última edição do ano dos Saraus em Pasárgada - que acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 17h, no Espaço Pasárgada – celebrará a poesia e os poetas cartoneros pernambucanos. Com entrada gratuita, o evento contará com as participações dos autores Wellington de Melo (Mariposa Cartonera), Phillippe Wollney, Endreson Ribeiro e Wilemberg Gonçalves que, juntos, lançarão o livro Fissil, pelo selo Cartonera da Zona.

“A última edição deste ano vem com um charme especial que é o encontro de várias editoras e autores cartoneros do Estado. Uma com atividade no Recife, e outra com atuação na Mata Norte. O evento será marcado por uma rica troca de experiências, além da possibilidade do público poder conhecer e adquirir as publicações cartoneras”, diz a idealizadora do projeto e gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes.

Divulgação

Divulgação

O poeta pernambucano Philippe Wollney é um dos convidados dessa edição dos Saraus em Pasárgada

“A nossa participação no sarau se dará através do lançamento da publicação Fissil, pela Cartonera da Zona, que é um selo editorial de Nazaré da Mata. O livro é uma antologia que reúne textos de dois poetas de Nazaré da Mata, Endreson Ribeiro e  Wilemberg Gonçalves, e meus, que sou de Goiana. Faremos uma leitura dos poemas que estão na obra, que, dentre outros temas, exploram o imaginário contemporâneo da Zona da Mata. Além disso, levaremos algumas publicações dos selos Porta Aberta e Silêncio Interrompido, que lançam livros de vários poetas da nossa região”, conta o poeta Phillippe Wollney, que venceu recentemente o 4º Prêmio Pernambuco de Literatura, com o livro Ruinosas Ruminâncias.

Divulgação

Divulgação

O editor Wellington de Melo mediará o debate e apresentará as publicações do selo Mariposa Cartonera

Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe e editor da Mariposa Cartonera, destaca que o “sarau será um momento para discutir a produção contemporânea cartonera”. Segundo ele, a ideia é “mostrar a poesia que se produz aqui no Estado e em outras partes do Brasil e outros países, a partir da estética do livro cartonero que é feito de papelão reaproveitado, tem código livre, confecção artesanal e publiciza autores e histórias populares”.

Os Saraus em Pasárgada acontecem sempre nas segundas sextas-feiras de cada mês, às 17h. A repercussão e a participação expressiva do público nos últimos saraus garantiram que o projeto continue em 2017, “cheio de novidades e com o melhor da literatura pernambucana”, como adianta Mendes. A próxima edição está marcada para março de 2017.

Serviço
Saraus em Pasárgada, com a participação de Wellington de Melo (Mariposa Cartonera), Phillippe Wollney, Endreson Ribeiro e Wilemberg Gonçalves (Cartonera da Zona)
Quando: 16/12 (sexta-feira), às 17h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Quanto: Acesso gratuito

< voltar para home