Espaço Negro marca os 128 anos de abolição da escravatura
Atividades culturais acontecem nesta quinta (12) e no domingo (15), no Museu da Abolição
Postado em: Formação Cultural
Com informações da assessoria
No intuito de celebrar os 128 anos de assinatura da Lei Aurea, ocorrida em 13 de maio de 1888, o Museu da Abolição estará promovendo nesta quinta-feira (12), o evento ‘Espaço Negro’. A programação gratuita, que acontece no horário das 10h às 18h, terá debates, mostras artísticas e gastronômicas, apresentações culturais, feiras de produtos étnicos, performances, além de oficina sobre dança urbana e palestra envolvendo o gênero musical hip hop.
Com o tema “O negro após 128 anos da Abolição da Escravatura”, a programação se inicia às 10h, com a Mostra de Vídeo e Debate, abordando a exclusão do negro na sociedade, através de temas como o racismo e o preconceito. “Nosso objetivo é promover um momento de debate, arte e reflexão sobre a abolição da escravidão, para a sociedade”, ressaltou Juliana Braga, uma das organizadoras do evento.
A partir das 11h15, começa a Oficina de Danças Urbanas/Breaking, que será ministrada pelo arte educador Levi Costa, do Grupo Step Evolution, além da palestra “Hip Hop: Arte Cidadania e Cultura de Paz”, com os sociólogos Sérgio Melo e Sérgio Ricardo, membros da Associação Metropolitana de Hip e Hop em Pernambuco. Já às 13h15, acontece a palestra “Livro: Nem Mãe Preta, Nem Negra Fulô”, com o escritor e historiador Maciel Carneiro.
O público contará durante todo o dia com a Feira de Produtos Étnicos e Comidas Típicas, e nos intervalos das atividades formativas, que já estão com suas inscrições encerradas, serão realizadas apresentações das performances “Mala da Resistência” e “Corpo&Ritmor”. Também fazem parte das apresentações culturais o Grupo de Capoeira Herança de Angola e o Grupo Percussivo Batá Kossô.
Já no domingo (15), o grupo Crespas/Cacheadas estará promovendo no Museu da Abolição, o II Encontro Crespas Cacheadas PE. A iniciativa visa passar dicas de beleza e cuidado para mulheres com cabelos crespos, cacheados e transicionados, incentivando o empoderamento, através de oficinas de turbantes, tranças dread, assim como desfiles e feiras de produtos de beleza, acessórios e adereços. A programação do encontro acontece das 9h às 16h, sendo solicitado como entrada a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Serviço:
Museu da Abolição – 128 anos de abolição da escravatura
- Espaço Negro
Quando: quinta-feira, 12 de maio
Horário: das 10h às 18h
Local: Museu da Abolição (Rua Benfica, nº 1150, Madalena, Recife)
Acesso gratuito
- II Encontro Crespas Cacheadas PE
Quando: domingo, 15 de maio
Horário: das 9h às 16h
Manhã
- Palestra Natural Hair (Preta MC) – “Cuidados com os cabelos crespos/cacheados”
- Palestra Feliz Cabeleireiro – “Mechas e colorações em cabelos crespos/cacheados”
- Desfile infantil
Tarde
- Palestra Maria Cacheada (Zélia) – “Hidratação, nutrição e reconstrução”
- Oficina de Turbantes (Rayza Oliveira)
- Palestra Cia. da Imagem (Jonatas Leonel) – “Ananese Capilar”
- Oficina de Tranças e Dreads (Dully Braids)
Local: Museu da Abolição (Rua Benfica, nº 1150, Madalena, Recife)
Ingresso: doação de 1 kg de alimento não perecível

