Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

“Conexões Literárias” debate importância da literatura infantojuvenil na educação

A literatura é uma das grandes aliadas no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Instrui, diverte e ajuda a despertar a curiosidade dos leitores do futuro. Para contribuir com o debate, nesta terça-feira (27), às 19h, o webprograma mensal “Conexões Literárias” abordará o tema: Brincar e aprender: a literatura infantojuvenil hoje. O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Participarão do bate-papo o escritor e poeta Fred Bellintani, autor do título A domadora de palíndromos (Cepe, 2020) e a professora, ensaísta e especialista em teoria da leitura, Eliana Yunes, com mediação do coordenador de literatura da secretaria, Roberto Azoubel.

“O que se define como literatura infantil? Quais as funções que ela pode ter na educação hoje? Como se dá o processo criativo de um autor de literatura infantil? Você já brincou com palíndromos? Eis algumas questões que serão abordadas no webprograma ‘Brincar e aprender: a literatura infanto-juvenil hoje’, edição do programa ‘Conexões Literárias’ em julho, mês das férias escolares. Para respondê-las, teremos as ilustres participações da professora e pesquisadora Eliana Yunes e do escritor Fred Bellintani. Venham pensar e se divertir com eles”, convida o coordenador de Literatura da Secult-PE.

Sobre o início de sua trajetória nas letras Bellintani diz que sempre gostou de escrever, mas sua história com a literatura infantil começou com o nascimento dos filhos. “Ao tê-los, lembrei-me de minha infância e do quanto eu gostava que me contassem histórias. Então, decidi contar histórias para eles, todas as noites, antes da hora de dormir. Um desafio e tanto, pois, no escuro, não tem como ler. As narrativas deveriam ser contadas de cor. Nessa hora, valia tudo: irmãos Grimm, Esopo, La Fontaine, Ziraldo, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, mitologia grega, contos populares de Câmara Cascudo…e até as minhas criações! Que se tornaram frequentes e recorrentes”, conta.

A Domadora de Palíndromos foi um desses contos inventados, de improviso, para embalar o sono dos filhos. Assim, o escritor mergulhou de cabeça no gênero. Bellintani enfatiza que seu processo criativo com a Domadora, por exemplo, se deu uma vez que se dedicou a escrever a história básica. Foi quando passou a preocupar-se com a forma, a olhar para a obra de modo racional e a iniciar seu processo de formatação. “Aí percebi a possibilidade de inserir pequenos conceitos de gramática e, poeta que sou, nasceu também a busca pelas rimas”, brinca.

A transmissão ao vivo acontece tanto pelo canal da Secult-PE, quanto pelo da Cepe Editora. O programa “Conexões Literárias” vai ao ar sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, às 19h.

Serviço
Conexões Literárias: Brincar e aprender: a literatura infantojuvenil hoje
Quando: 27 de julho de 2021 (terça-feira), às 19h
Transmissão pelos canais: youtube.com/secultpe youtube.com/cepeoficial
Durante o chat será possível adquirir o título A domadora de palíndromos, basta apontar a câmera do celular para o QR Code ou acessar o link da loja virtual: cepe.com.br/lojacepe.
Preço do livro: R$ 35

< voltar para Formação Cultural