Calendário 2025 da Cepe homenageia mulheres da fotografia pernambucana
Publicação celebra a diversidade com registros feitos por profissionais de várias gerações e conceitos múltiplos em cada imagem
Postado em: Fotografia
A luta pelos direitos femininos extrapola fronteiras e une mulheres de todas as raças, crenças, origens e orientações sexuais. Essa peleja, do dia a dia, é traduzida pelo olhar de 13 fotógrafas no calendário 2025 da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). As imagens selecionadas para a folha de abertura e para cada mês do ano são um convite a reflexões sobre o tema e um lembrete para a importância da busca pela igualdade e do combate à discriminação de gênero.
Mulheres da Fotografia Pernambucana, o título do calendário Cepe 2025, remete aos 50 anos da 1ª Conferência Mundial Sobre a Mulher, realizada no México, em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Naquele mesmo ano a ONU tornou oficial, para o mundo inteiro, o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Ao recordar as duas efemérides o calendário celebra a diversidade com registros feitos por fotógrafas de várias gerações e conceitos múltiplos em cada imagem.
O fotojornalismo está presente no mês de setembro com a bordadeira Geisa de Passira, do município do Agreste do Estado, num clique de Hélia Scheppa, fotógrafa com 26 anos de experiência. Priscilla Buhr, fotógrafa desde 2005, que se dedica a trabalhos autorais para explorar sua jornada como mulher e mãe artista, ilustra o mês de fevereiro com a imagem de uma grávida integrante do Caboclinho Tribo Indígena Tapirapé, do Alto José do Pinho, bairro da Zona Norte do Recife.
Aos 30 anos de idade, Rhaiza Oliveira faz da fotografia um instrumento de pesquisa de corpos e texturas. É o que ela mostra na foto do mês de janeiro, na Praia Buraco da Véia, no Recife. Com 30 anos no mercado, Teresa Maia captura a fé católica de Diolinda numa reza do terço mariano para marcar o mês de maio, dedicado a Maria, a mãe de Cristo. E a fotógrafa Roberta Guimarães traz a religiosidade africana para o mês de novembro numa referência ao Dia da Consciência Negra (20).
De acordo com o editor da Cepe, Diogo Guedes, as imagens foram escolhidas entre as já existentes no portfólio de cada uma delas. “Criamos uma mostra de fotografias pernambucanas feitas por mulheres, com fotojornalismo, obra conceitual, registro contemplativo e ensaio artístico de fotógrafas pernambucanas ou com trajetória no Estado”, diz ele. A seleção se completa com as profissionais Alcione Ferreira, Alexandra Dias, Brenda Alcântara, Thaisa Figueiredo, Aline Mariz, Juana Carvalho, Mariana Oliveira e Renata Pires-Sola.
“É um calendário que convida a pensar sobre essas duas datas marcantes, os 50 anos da conferência da ONU, que estabeleceu metas a serem cumpridas, e a internacionalização do Dia da Mulher, e principalmente sobre os direitos conquistados e os caminhos que ainda estão sendo pavimentados na luta pelos direitos das mulheres”, destaca Diogo Guedes. “O calendário reflete o universo feminino, as lutas históricas, as ações por igualdade, suas vivências, pela perspectiva de 13 fotógrafas, em cada página há mulheres representadas por mulheres”, ressalta Eduarda Campello, diretora de Produção Gráfica da Cepe.
Confeccionado em papel couché, o calendário pode ser adquirido nas lojas da Cepe Editora, no Recife e em Olinda, ou pelo site Livraria Cepe e custa R$ 30 na venda avulsa. Também é oferecido como brinde nas compras de livros ou das revistas Continente e Pernambuco, a partir de R$ 80, apenas nas lojas físicas. O anuário foi publicado pela primeira vez em 1995 (a edição de 2025 corresponde ao número 31) já prestou homenagens à cultura pernambucana (2020), ao educador Paulo Freire (2021), ao pintor Vicente do Rego Monteiro (2022), ao gravurista Gilvan Samico (2023) e ao projeto Galeria Reciclada da Cepe (2024).
Endereços das lojas:
Livraria Cepe Editora Paulo Freire (Sede)
Rua Coelho Leite, nº 530, bairro Santo Amaro, Recife-PE
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30
(81) 3183-2700
Livraria Cepe Editora Tarcísio Pereira (Centro de Artesanato de Pernambuco)
Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, Praça do Marco Zero, Recife-PE
Segunda-feira a sábado, das 9h às 19h; domingo, das 9h às 17h
(81) 99488-3731
Livraria Cepe Editora Germano Coelho (Centro Cultural Eufrásio Barbosa)
Avenida Doutor Joaquim Nabuco, bairro Varadouro, Olinda-PE
Terça-feira a domingo, das 9h às 17h
(81) 99488-3730
Livraria Cepe Editora Ramires Teixeira (Museu do Estado de Pernambuco)
Avenida Rui Barbosa, nº 960, bairro Graças, Recife-PE
Terça a sexta-feira, das 11h às 17h; sábado, das 14h às 17h
(81) 99488-3732



