Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Projeto investiga trajetória de profissionais participantes da Especialização em Patrimônio da Fundarpe

Levantamento mostra atuação dos profissionais após a formação ocorrida entre 2009 e 2012. Arquivo completo está disponível para download

Levantamento organizado pela pesquisadora Terezinnha Silva, arquiteta e coordenadora do Programa de Especialização em Patrimônio da Fundarpe entre 2009 e 2010, demonstra a relevância da formação técnica especializada oferecida aos profissionais que atuam na linha de frente das ações de preservação e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural no Brasil. O material disponível para download aqui apresenta perfil dos participantes e mostra parte das trajetórias acadêmicas e de trabalho dessas pessoas.

Após quase dez anos do Programa de Especialização, a pesquisa conseguiu ouvir 54% dos participantes. A maioria é de arquitetos, mas outros tinham formação em história, engenharia, turismo, informática, ciências sociais e design. Todos eles avançaram em suas formações, aumentando o nível de qualificação acadêmica e 81% permaneceram atuando no setor de patrimônio.

“Assim, apresentamos a importância do programa que semeou qualificações e que a semente deste possa continuar com as memórias em construção, mesmo com a atual oscilação das atividades culturais e momentos pessoais”, afirmou Terezinha Silva no estudo. Confira abaixo o depoimento dos ex-participantes do curso:

< voltar para home