Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Expressões periféricas terá um edital específico no valor de R$ 1,5 milhão

Editais-LPG_BANNER-10

 

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) torna público a abertura do processo de seleção de propostas apresentadas por pessoas físicas e jurídicas, com a finalidade de fomento de propostas de Expressões Periféricas, cujas inscrições estarão abertas no período de 25 de agosto a 6 de setembro de 2023.

É objetivo deste edital a seleção de propostas para o repasse de recurso financeiro para o fomento de propostas de expressões periféricas que promovam atividades individuais e/ou coletivas de criação, fruição, difusão, pesquisa e formação, nas diversas linguagens artístico-culturais das localidades e culturas periféricas do Estado, para atender às demandas da Lei Paulo Gustavo em Pernambuco.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (https://www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1043/). O regulamento e os anexos estão disponíveis Cultura.PE (aqui).

Entende-se como culturas periféricas: expressões culturais que sejam desenvolvidas pela população de localidade histórica e socialmente subalternizadas/estigmatizadas, que se manifestam enquanto formas de re-existência, denúncia e/ou crítica às desigualdades do contexto em que se vive. Esta definição abrange também, para além dos aspectos sociais e territoriais mencionados acima, expressões culturais contemporâneas das diversas linguagens que se reinventam cotidianamente a partir da inserção de novos elementos e são produzidas pelas pessoas de periferias.

Constitui como exemplo de expressões culturais periféricas: brega-funk, pisadinha, culinária de terreiro, tatuagens, poesia marginal, cultura hip-hop, cultura negra, passinho, entre outros.

Os recursos propostos neste edital atendem: a) Atividades de criação, fruição/utilização, difusão/divulgação (shows, podcasts, CDs, vinil, exposições, espetáculos teatrais, turnês, etc.); b) Atividades de formação (workshops, oficinas, rodas de conversas, cursos, ciclos de palestras, seminários, debates, vivências, visitas guiadas, aulas-espetáculos, ciclos de leitura, leituras dramatizadas, entre outras).

Constitui como finalidade deste edital, reconhecer e valorizar a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções e às expressões artístico-culturais de periferia, estimulando a visibilidade dos artistas dessas localidades.

O valor total disponível para seleção de propostas deste edital é de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), a ser distribuído em 3 (três) faixas.

< voltar para Lei Paulo Gustavo