Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secretaria de Cultura intensifica a divulgação e busca ativa dos editais da LPG

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, intensifica a divulgação dos 12 editais da Lei Paulo Gustavo por todas as regiões do Estado, com a edição especial do Secult-PE de Andada, que chega à segunda semana, e a busca ativa de agentes culturais voltados aos prêmios de cultura popular e de fomento de expressões periféricas para se cadastrarem no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), plataforma pela qual deverão inscrever suas propostas.

Uma nova iniciativa também tem início esta semana: em parceria com o Sebrae, vão ser oferecidas Oficinas de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, voltadas a empreendedores criativos que vão propor projetos para os editais de fomento da economia criativa. A oficina começa nesta sexta-feira em Caruaru (dia 1º/9). Depois segue para Serra Talhada (4/9) e Recife (6/9), sempre nas unidades do Sebrae-PE, das 8h às 17h. Esta ação não se confunde com a busca ativa da Secult-PE, que tem foco fazedores/as de cultura popular para cadastramento no Mapa Cultural de Pernambuco e inscrição no prêmio de salvaguarda da cultura popular e o de fomento às expressões periféricas.

O Secult de Andada – Especial LPG teve início na semana passada, visitando Goiana, Caruaru Serra Talhada, Bodocó e Floresta. Esta semana chega a Recife (Casa Amarela), Garanhuns, Surubim, São Lourenço da Mata, Petrolina e Araripina, com o secretário executivo de Cultura, Leo Salazar, apresentando cada um dos editais e tirando dúvida dos agentes culturais participantes.

As ações de busca ativa da Secretaria de Cultura têm foco fazedores/as de cultura popular e de expressões periféricas para cadastramento no Mapa Cultural de Pernambuco e inscrição no edital de premiação de Salvaguarda das Culturas Populares, dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Expressões Periféricas. Uma equipe de técnicos da Secult-PE estará amanhã no Ibura (Rua Paraguai, 20, Cohab, 14h); na quarta, no Alto José do Pinho (Grupo Musical Poesis, 19h); na quinta, no Alto José Bonifácio (Associação dos Moradores, 19h); e na sexta, em Goiana, na Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, (14h). Outra equipe da Secult-PE chega com o Busca Ativa a Santa Maria da Boa Vista (Casa de Cultura Abigail Barros, 14h), na quarta estará em Serra Talhada (Céu das Artes, 14h); e na quinta, em Mirandiba (Sala do Empreendedor, às 14h)

As inscrições para os 12 editais de Pernambuco para a Lei Paulo Gustavo estão disponíveis no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br) e se se encerram nos dias 11,12 e 13 de setembro.  Os editais também podem ser acessados no Portal Cultura.PE (https://www.cultura.pe.gov.br/editais/).

Os editais da LPG lançados pelo Governo de Pernambuco são: Edital de Ações Criativas para o Audiovisual; Edital para Salas de Cinema; Edital de Desenvolvimento à Cadeia Produtiva do Audiovisual; Edital de Licenciamento para Conteúdos Audiovisuais; Desenvolve + Cultura; Museus e Memória Social; Edital de Ações Criativas; Edital de Fomento de Formação Cultural e Direitos Humanos; Edital de Salvaguarda das Culturas Populares, dos Povos e Comunidades; Edital de Fomento de Expressões Periféricas; Edital de Festivais, Mostras e Celebrações; e Edital de Premiação para Técnicos e Técnicas da Cultura e das Artes.

A Secretaria de Cultura tem até o fim de dezembro para pagar R$ 100,1 milhões creditados da Lei Paulo Gustavo, criada para socorrer emergencialmente uma das atividades que mais sofreram com o impacto da covid-19. Os editais abrangem todas as linguagens artísticas e todas as regiões do estado. A Secult-PE realizou um trabalho intenso junto aos gestores em cada município do Estado, sendo o primeiro do Nordeste a conseguir adesão de 100%, garantindo o acréscimo de mais de R$ 84 milhões para os editais municipais.

OFICINAS

O objetivo das Oficinas de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos tem por objetivo atender a necessidade do público-alvo de economia criativa que tem interesse em apresentar projetos para acessar recursos da LPG. As oficinas orientam os/as participantes a utilizar ferramentas de projeto bem estruturadas, a exemplo de um plano de trabalho detalhado e de um cronograma de execução factível. A proposta apresentada deve ter clareza e objetividade suficientes para respaldar o/a proponente quanto à defesa de sua ideia.

 

< voltar para Lei Paulo Gustavo