Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Editado pela Cepe, romance “Bicho Geográfico” é semifinalista do Prêmio Oceanos 2022

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é semifinalista da edição 2022 do Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa Oceanos, com o romance Bicho Geográfico, de Bernardo Brayner. A obra está entre os 65 selecionados. Na lista aparecem autores de diferentes nacionalidades. Além de brasileiros, concorrem portugueses, moçambicanos, luso-angolanos, angolanos e cabo-verdianos. O resultado sairá no final do ano.

“Bicho Geográfico é uma espécie de álbum de fotografias antigas transformado pela lente da memória e da ficção. Bernardo Brayner mergulha no próprio passado familiar em uma narrativa que se alimenta das lacunas e perturbações que ela mesma cria”, resume o editor da Cepe, Diogo Guedes.

Ao libertar a fotografia de sua “prisão documental”, o autor manipula a objetividade fotográfica em prol da narrativa, que pode parecer autobiográfica a princípio mas na verdade é o que ele chama de autoficcional. “É um recurso no qual eu me coloco como observador e, assim, posso descrever e narrar o que há e o que não há nas fotos. Procurei, com estratégias documentais e autoficcionais, avaliar o impacto dessa memória pessoal, familiar, se contrapondo à memória do Brasil, examinando suas fronteiras e, também, as fronteiras entre texto, legenda, comentário”, completa Bernardo.

< voltar para Literatura