Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Estão no ar primeiros vídeos do Leituras Premiadas

Ação da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE vai publicar registros de leitores citando trechos de livros vencedores de todas as edições do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura

Já estão no ar os primeiros vídeos do projeto “Leituras Premiadas”, que vai publicar registros de leitores citando trechos de livros vencedores de todas as edições do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. A ação da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE segue as diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB). Para participar, basta gravar um vídeo com duração entre 3 e 5 minutos, lendo trecho de qualquer publicação vencedora do Prêmio Hermilo e enviar para literatura.secultpe@gmail.com. Confira aqui o tutorial completo de como fazer o registro de acordo com o formato da ação.

O primeiro vídeo traz trecho de “Zia: Fogo e Silêncio”, poema que integra o livro “Santa Joana dos Matadouros”, de Jussara Salazar, vencedor do VI Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. Quem interpreta é Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. Veja abaixo:

O conto “Mulher Contemplando Painel de Portinari”, escrito por Walther Moreira Santos no livro “O Último Dia da Senhora Stone”, é a leitura do segundo vídeo. A gestora do Teatro Arraial Ariano Suassuna, Ana Cláudia Wanguestel, é quem lê o trecho de mais um vencedor da sexta edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. A seguir:

Por fim, o jornalista Marcus Iglesias interpreta o conto Credo, do livro “Das Tripas Coração”, de Ezter Liu. A obra venceu no V Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura e a leitura pode ser conferida lobo abaixo:

O “Leituras Premiadas” responde ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB) nos seguintes tópicos:

EIXO 1 – DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO LIVRO, À LEITURA E ÀS BIBLIOTECAS
Objetivo Estratégico 1.1. Incentivo à leitura.
a. Estimular a Cultura leitora nos diversos âmbitos da sociedade desde a primeira infância.

EIXO 4 – VALORIZAÇÃO DA LITERATURA
Objetivo Estratégico 4.1. Fomento público para a literatura.
c. Fortalecer os prêmios Cepe nacional, Cepe nacional infantojuvenil, Prêmio Ariano Suassuna de cultura popular e dramaturgia e Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura.

Objetivo Estratégico 4.2. Difusão, circulação e intercâmbio.
a. Fortalecer as ações de circulação de autores e da produção literária locais em escolas, bibliotecas e outros espaços de fruição.

< voltar para home