Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Livros da Cepe conquistam Prêmio Literário da Biblioteca Nacional

Publicações foram as vencedoras da terceira edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantojuvenil em 2021

Dois livros do catálogo para crianças e adolescentes da Cepe Editora ficaram entre os primeiros colocados no Prêmio Literário da Biblioteca Nacional 2023. O Encontro de Mário, de Marcia Cristina Silva, conquistou o 3º lugar na categoria Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof), e Achados & Perdidos, de Lucas Rafael Nolli Duarte, ganhou o 2º lugar na categoria Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé). As publicações foram as vencedoras da terceira edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantojuvenil em 2021.
“A notícia do prêmio foi extremamente significante e duplamente celebrada: primeiro, porque este texto, que levou tanto tempo para ser escrito, e que foi premiado pela editora Cepe em 2021, mais uma vez foi reconhecido. E segundo por estar entre autores que considero supertalentosos, como Lúcia Hiratsuca e Alexandre Rampazo. Para mim, sem dúvida, foi um duplo presente. Espero agora que Mário possa ter novos encontros e que siga em seu barquinho de papel espalhando poesia e esperança na educação”, declara Marcia Cristina.
“Fiquei muito feliz com essa premiação. Sei que é um clichê, mas não há outra forma de dizer isso, pois o Prêmio Glória Pondé é um dos mais importantes do País, concedido por uma instituição de renome: a Biblioteca Nacional. Um livro como Achados & Perdidos levou anos para ficar pronto (em tempo de escrita, reescrita; em tempo de maturação); e levou anos para ganhar vida, descansando na gaveta. E, ao vir à luz, Achados & Perdidos veio de uma forma muito bonita: através do Prêmio Cepe. Logo mais uma premiação, também a nível nacional, é a coroação desses anos todos de trabalho. Feliz, por ser uma obra literária feita com amor pelas palavras; amor pelo poder de transformação e de encantamento que elas, as palavras, possuem”, afirma Rafael Nolli.
O Encontro de Mário narra a história de amizade entre um menino em situação de rua e um homem que conserta relógios para tratar de temas sensíveis como adoção, preconceitos, diferenças, superação, aceitação e pertencimento. É o sétimo livro da carioca Marcia Cristina, que além de escritora exerce as funções de professora de oficinas literárias, tradutora e advogada. O título, ilustrado por Catarina Bessell, tem 48 páginas e foi inspirado na história de vida da autora.
Com 68 páginas e projeto gráfico e ilustrações de Karina Freitas, Achados & Perdidos é uma espécie de diário que passeia pela crônica, pelo conto e ensaio e está dividido em três capítulos que se complementam. A primeira parte apresenta as possibilidades existentes no ato de se perder coisas. A segunda mostra as tramas e probabilidades típicas do ato de se achar coisas. O último capítulo trata dos acasos e das imprevisibilidades. Rafael Nolli Duarte, mineiro da cidade de Araxá, é professor com formação em letras e geografia.

< voltar para Literatura