Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Rec-Beat completa 20 anos conectando Recife ao mundo

O festival, que acontece de 14 a 17 de fevereiro, no Cais da Alfândega, conta com apoio do Governo de Pernambuco

Marcelo Soares/Secult-PE

Marcelo Soares/Secult-PE

O Mombojó chega a 15 anos de carreira e apresenta, no Rec-Beat, show do disco “Alexandre”

por Leonardo Vila Nova

Em meio a toda euforia carnavalesca, chuva, suor e cerveja também se misturam além do frevo ou do maracatu. Eles também se conectam com sons de outras paragens, se integram a linguagens universais, a outras culturas e também caem na folia… bem “ao seu modo”. Há 20 anos, o Rec-Beat vem sendo responsável pela sintonia fina que Recife estabelece com frequências de todas as partes do mundo, em plena Folia de Momo. Instalado no Cais da Alfândega (Bairro do Recife), o festival, que, este ano, acontece de 14 a 17 de fevereiro, divulgou sua programação, no início da tarde, e, mais uma vez, prima pela diversidade de referências sonoras, que já se tornou uma experiência anualmente aguardada pelos “carnavalescos” mais descolados. O Rec-Beat 2015 tem apoio do Governo de Pernambuco e patrocínio da Prefeitura do Recife. Confira AQUI a programação completa.

Como já é de costume, pernambucanos têm espaço garantido na programação do Rec-Beat. A banda Mombojó apresenta o show do seu mais recente álbum, Alexandre (2014); Tagore vem com a pegada de referências do udigrudi setentista, em seu primeiro disco, Movido a Vapor (2014). Outro que também vem com show inédito na capital pernambucana é o percussionista Jam da Silva, com seu segundo solo, Nord (2014). Veteranos de Rec-Beat, Lucas e Orquestra dos Prazeres repetem a dose do que apresentaram em 2012, com todo o poder de sua percussão. DJ Dolores apresenta sua Banda Sonora, trabalho baseado no disco lançado em 2013, com trilhas sonoras compostas para filmes pernambucanos e nacionais. E a antológica Matalanamão, com seus mais de 20 anos de existência, é rememorada no festival.

Divulgação

Divulgação

Luiz Melodia encerra o Rec-Beat 2015, com show no dia 17 de fevereiro, Terça-feira de Carnaval

Entre os destaques nacionais, está o cantor e compositor Luiz Melodia, que encerra o festival, no dia 17 de fevereiro, com voz e malemolência já conhecidas de todo o Brasil, desde a década de 1970. Thiago Petit também é atração do festival, com seu novíssimo disco Rock n’ roll sugar Darling (2014), assim como Juçara Marçal, da banda Metá Metá, que desta vez, vem com seu disco solo, Encarnado (2014). Os baianos Russo Passapusso e Lucas Santanna também vem ao Recife com shows recentes. O primeiro, que também é integrante do Baiana System, mostra o seu disco solo, Paraíso da Miragem (2014). Já Santtana, artista experiente e responsável por trabalhos vigorosos na música brasileira contemporânea, vem com o seu mais recente, Sobre noites e dias (2014). Diretamente do Sergipe, a Coutto Orchestra mostrará ao público a sua mistura de autêntico ritmo nordestinos com elemento do tango, cumbia, valsas e marchas.

Divulgação

Divulgação

Diretamente do Alabama (E.U.A.), Man or Astro-man? leva sua surf music ao Rec-Beat 2015

O Rec-Beat continua a dialogar com a música feita em todo o globo terrestre também e traz atrações internacionais ao palco do Cais da Alfândega. A América Latina ganha destaque nessas conexões e terá como representantes Dengue Dengue Dengue! (Peru), Mitú (Argentina), com elementos caribenhos reprocessados em sons eletrônicos, e o também multi-instrumentista argentino Axel Krygier, que traça um “triálogo” entre rock, jazz e cumbia. Outros estrangeiros também marcam presença, a exemplo da surf music do Man or Astro-Man?, o blues de Marquise Knox, além do nigeriano Keziah Jones, que une elementos do funk dos anos 1970 às suas raízes africanas, e da austríaca radicada nos EUA, Dorit Chrysler.

Recbitinho
O carnaval “alternativo” do Rec-Beat também tem espaço pra garotada. É o Recbitinho, que acontece, por mais um ano, no térreo do Paço Alfândega, na segunda (16) e terça (17) de carnaval. Neste ano, os convidados são os espetáculos ítalo-brasileiros “Tuttotorna”, do grupo Giullari Del Diavolo, e “Alice e Il Mago”, da Cia Circo Il Bianconiglio.

SERVIÇO
Festival Rec-Beat – 20 anos
14 a 17 de fevereiro de 2015
Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Acesso gratuito ao público

< voltar para Música