Teatro, circo e dança animam Taquaritinga do Norte
Espetáculos vão movimentar a cidade nos próximos dias
Postado em: Artes Cênicas | Pernambuco Nação Cultural
O Festival Pernambuco Nação Cultural desembarcou nesta semana na cidade de Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, com uma programação repleta de atrações. Além de shows, oficinas, exposições e filmes, o evento vai contar com uma série de atividades cênicas, que inclui espetáculos de dança, circo e teatro.
Para abrir a Mostra Coreográfica, nesta quinta (11), foram escaladas as companhias Espaço e Grupo Endança, Cia. Roberto Pereira Danças de Salão e Orunmillá Santana. No palco do Clube Serrano, os grupos vão mostrar, a partir das 16h, toda a versatilidade de passos e ritmos. Fátima Guimarães, responsável pelo Espaço e Grupo Endança, adiantou para o Cultura.PE que sua companhia vai apresentar um número divido em quatro atos: Dois, Break Out, Incompatível e Mana. “Como tralhamos com dança moderna, o nosso espetáculo busca retratar os estados da alma durante a vida e, obviamente, as inquietações que o ato de viver implica para todos nós”, contou. O coreógrafo Roberto Pereira vai levar para Taquaritinga do Norte duas apresentações: La Piel e Samba Largado. “O primeiro número foi criado em cima da ideia de trabalhar a salsa em grupo. E mostra uma mescla de corpos interagindo no palco sem a preocupação com o estilo único e definido. Já o segundo expressa a alegria, a forma excêntrica e leve do estilo malandro em aproveitar a vida, tão bem retratado pelo universo do samba”, disse. O bailarino Orunmillá Santana é quem vai encerrar o primeiro de apresentações, com todo o charme e malemolência do seu balé.
Na sexta (12), será a vez do Picadeiro Pernambuco – A Arte Milenar, do Cabo de Santo Agostinho, armar sua lona no Clube Serrano, às 16h. O espetáculo, que reúne artistas tradicionais e de trupes de circo de Pernambuco, apresenta números que fazem parte da história circense brasileira, em especial, a nordestina, passados de geração em geração. “É show dedicado à tradição do circo. Prestamos uma homenagem aos artistas veteranos, e resgatamos as mais diferentes habilidades e facetas circenses”, disse o diretor do espetáculo Williams Santana.
Após participar de vários festivais de teatro em Pernambuco, o espetáculo As roupas do Rei encerra sábado (13) a programação de artes cênicas do Festival Nação Pernambuco, em Taquaritinga do Norte. A montagem, que possui texto da paulista Cláudia Vasconcelos e direção de Luiz Navarro, narra a história de um menino que, na correria da grande cidade, passa a observar uma mulher estendendo roupas estranhas, coloridas e exóticas num varal e fica curioso para saber de quem são aquelas vestes. Logo, ele descobre que as roupas pertencem a um Rei bastante peculiar, que gosta de comer pastel e andar de skate. Os episódios da vida do Imperador são encenados por bonecos em um palco colocado no meio do varal e levam o menino a se perguntar se ele também é um rei. Ao final, o garoto acaba concluindo que “se todo menino se sentir especial e querido como um Rei, então, todo menino também pode ser considerado um Rei”. No elenco: Jadenilson Gomes, Charlon Cabral, Tarcísio Queiroz, Gaby Salles e Lucas Rafael. E a participação especial do saxofonista Ademir Freire o músico Rodolfo Vieira.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (11/9)
Mostra Coreográfica
Com Espaço e Grupo Endança, Cia. Roberto Pereira Danças de Salão e Orunmilá Santana.
Horário: 16h
Local: Clube Serrano
Sexta-feira (12/9)
Picadeiro Pernambucano – A tradição milenar
Horário: 16h
Local: Clube Serrano
Sábado (13/9)
Peça As Roupas do Rei
Horário: 16h
Local: Clube Serrano


