Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Resultado preliminar do 20º Concurso do Patrimônio Vivo é divulgado: entenda como enviar recurso

Com 154 inscrições recebidas, concurso destaca presença expressiva de mestres e mestras da cultura popular entre as candidaturas. Prazo para recurso vai de 13 a 23 de maio.

Banner Patrimônio Vivo

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram nesta segunda-feira (12), o resultado preliminar do 20º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. A iniciativa, que tem como objetivo valorizar e salvaguardar mestres, mestras e grupos que mantêm viva a cultura tradicional e popular do estado.

Ao todo, foram 154 candidaturas recebidas, sendo 86 de pessoas físicas e 68 de pessoas jurídicas (grupos culturais). O edital entra agora na fase de interposição de recursos, que pode ser feita de 13 a 23 de maio de 2025, exclusivamente pela plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco. A edição deste ano se destaca por contar com uma maioria de inscrições de pessoas físicas, o que reforça o protagonismo de mestres e mestras que, individualmente, mantêm vivas tradições do saber popular nas mais diversas regiões do estado.

Outro destaque foi o crescimento significativo no número total de inscrições. Em anos anteriores, os registros costumavam girar entre 101 e 105 propostas, enquanto em 2025 esse número subiu para 154. A equipe organizadora atribui esse aumento ao retorno das formações presenciais sobre o edital, promovidas pela Fundarpe em diferentes regiões do estado.

Como saber se minha inscrição foi inabilitada?

O edital prevê uma etapa técnica de habilitação documental, que verifica o envio correto e completo da documentação exigida. O resultado dessa análise está disponível aqui, no portal, especificamente na página do edital, e através da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco. Em ambos locais está disponível a lista dos habilitados e inabilitados.

Caso seu nome esteja entre os inabilitados, o procedimento é o seguinte: verifique os itens que precisam de atenção indicados na lista do resultado. O período de recurso serve justamente para que esses componentes que apresentam pendências, caso seja possível, sejam corrigidos e enviados novamente. Assim o proponente consegue ser habilitado para a próxima fase do edital.

Como envio meu recurso?

O recurso deve ser enviado exclusivamente por e-mail para: patrimoniovivope@gmail.com

É necessário preencher o formulário de recurso (Anexo 03 do edital), anexar a documentação corrigida ou complementar, e enviar até o dia 23 de maio de 2025. Atenção: o envio fora do prazo desclassifica automaticamente a solicitação.

O que vem depois?

Encerrado o prazo de recursos, os documentos serão reavaliados pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). O cronograma prevê as etapas seguintes:

Até 10 de junho: Resultado da análise dos recursos;

De 11 de junho a 11 de julho: Avaliação técnica das candidaturas habilitadas;

Até 08 de agosto: Divulgação do resultado final do concurso.

Serão escolhidas até 10 novas personalidades ou grupos que passarão a integrar o seleto grupo de Patrimônios Vivos de Pernambuco, recebendo o título oficialmente outorgado pelo Governo do Estado e auxílio financeiro mensal para continuidade de seus trabalhos de transmissão cultural.

Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a equipe do concurso através do WhatsApp (81) 3184-3015, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

O edital completo está disponível no Mapa Cultural de Pernambuco.

< voltar para Patrimônio