Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Secult/Fundarpe reúne representantes dos três Conselhos Estaduais de Cultura

Encontro à distância, que durou mais de cinco horas, serviu para discurtir propostas para aplicação do recurso da Lei Aldir Blanc e contou com mais de 150 participantes

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Os gestores da Secult-PE/Fundarpe Severino Pessoa, Silvana Meireles, Marcelo Canuto e Gilberto-Freyre Neto participaram da videoconferência que reuniu os representantes dos três Conselhos Estaduais de Cultura

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) reuniram, na tarde desta quinta-feira (2), representantes dos Conselhos Estaduais de Política Cultura (CEPC), de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC) e do Conselho Consultivo do Audiovisual para mais uma rodada de discussão sobre a Lei Aldir Blanc. Sancionada no último dia 29 de junho, a lei garantiu R$ 3 bilhões da União para estados e municípios, a serem usados para auxílio financeiro emergencial de espaços culturais, profissionais e técnicos da classe artística que foram ou estão prejudicados pela interrupção de atividades remuneradas durante a pandemia da Covid-19.

A reunião à distância também contou com dezenas de artistas, produtores e demais trabalhadores e trabalhadoras da cadeia produtiva da cultura no Estado. Com uma média de 120 pessoas presentes na sala virtual e pico de audiência 151 participantes durante mais de cinco horas, o encontro foi marcado pela escuta dos conselheiros e conselheiras eleitos pela sociedade civil e esclarecimentos dos gestores estaduais sobre a viabilidade das aplicações da lei. Os participantes também tiveram acesso a um estudo preliminar, produzido pela Secult-PE, que trata dos impactos da pandemia no setor cultural e que faz uma projeção do número de pessoas físicas e pessoas jurídicas (empresas) que podem ter acesso ao benefício em Pernambuco.

Estiveram presentes o secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, a secretaria executiva de Cultura, Silvana Meireles, e o vice-presidente, Severino Pessoa, além do presidente do CEPC, Jocimar Gonçalves.

Entre as deliberações, ficou decidida a realização de uma nova webconferência – aberta ao público com limite de inscrição na sala e acesso livre pelo canal da Secult-PE no YouTube. Nesse encontro virtual, que acontecerá no próximo dia 9 de julho (quinta-feira), será apresentada a Lei Aldir Blanc e serão dados novos esclarecimentos sobre seu funcionamento.

-Leia mais:
Lei de auxílio financeiro para o setor cultural é sancionada
Sanção da Lei Aldir Blanc traz alívio e desperta atenção dos gestores de Cultura

< voltar para Secretaria de Cultura