Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Exposição “Semprenunca fomos modernos” entra em cartaz no Museu do Estado de Pernambuco

Mostra tem curadoria baseada no livro "Pernambuco Modernista", editado pela Cepe Editora, e terá abertura nesta sexta-feira (5), a partir das 19h

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, inaugura nesta sexta-feira (5), a partir das 19h, a mostra ”Semprenunca fomos modernos”. A exposição, capitaneada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), conta com 109 obras baseadas no livro “Pernambuco Modernista”, do jornalista e antropólogo Bruno Albertim – editado pela Cepe e lançado neste ano. Após a abertura, voltada só para convidados, a mostra segue em cartaz ao público no período de 6 de agosto a 25 de setembro de 2022.

Com curadoria assinada pelo diretor do Mepe, Rinaldo Carvalho, ao lado de Bruno Albertim, da historiadora Maria Eduarda Marques e da especialista em Artes Visuais Maria do Carmo Nino, o objetivo desta exposição é trazer novas narrativas visuais, inclusivas, diversas e plurais sobre a arte moderna no Estado.

As obras estão distribuídas em núcleos argumentativos, desde os primórdios do modernismo pernambucano, com Lula Cardoso Ayres, Cícero Dias e Vicente do Rêgo Monteiro, no início do século 20, até meados dele, com Francisco Brennand, Tereza Costa Rêgo, José Cláudio e Guita Charifker, até chegar aos modernistas contemporâneos. “São artistas do século 21 que socialmente fazem parte de grupos invisibilizados, como mulheres, negros e pessoas trans, que até pouco tempo não tinham o direito de escrever a história visual de Pernambuco”, resume Albertim.

O curador define este último grupo como vozes dissonantes, mas que confirmam filiação a partidos estéticos e éticos muito caros ao modernismo pernambucano. “Sobretudo com o figurativismo e a adoção de uma paleta de cores que traduz a luz local. Além da revisitação às questões de identidade”, explica o curador, citando nomes como Clara Moreira, Fefa Lins, Juliana Lapa, Max Mota e Diogum. A exposição ocupará todas as galerias do Mepe e o Centro de Documentação Cícero Dias – Biblioteca do Mepe.

Serviço
Lançamento da exposição “Semprenunca fomos modernos”
Quando: 5 de agosto de 2022 (quinta-feira), das 19h às 21h
Onde: Mepe (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças – Recife/PE)
Visitação aberta ao público: 6 de agosto a 25 de setembro de 2022

< voltar para Serviço Cultural