Centenário do Cambindinha de Araçoiaba é marcado por intensa festa popular
Evento contou com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas, que acompanharam até a manhã do domingo (21), apresentações culturais e grande cortejo de maracatu.
Postado em: Cultura popular e artesanato | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Comemorando não apenas os 100 anos do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, como também a conquista dos títulos de Patrimônio Imaterial do Brasil para agremiações de Maracatu de Baque Solto, Maracatu Nação e Cavalo Marinho, o evento “É Festa de Terreiro! É Festa no Terreiro!” recebeu no último sábado (20) um grande encontro de ritmos e mestres da cultura popular pernambucana.
De acordo com Osmar Barbalho, coordenador da Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco (AMBS-PE), o evento congregou cerca de 5 mil pessoas ao longo de sua realização, estendida até a manhã do dia seguinte. “Foi uma importante celebração, principalmente por ter sido concretizada de forma simples e de terreiro, com tudo que nossas tradições podem oferecer aos participantes”, ressaltou.
O evento contou com a presença de secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, do secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, e do prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves de Oliveira. Para Paulo Otávio, coordenador de Cultura Popular da Secult-PE, a emoção em torno da festividade foi expressada pelo desenho original de como são feitos os grandes encontros no Estado. “Desde a realização da roda de capoeira e as apresentações de cavalo marinho, o público pôde constatar a beleza e a grande emoção em torno dos motivos para esta festa, especialmente no cortejo envolvendo os maracatus pernambucanos”, explicou.

