Cepe dá início à segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco
Postado em: Literatura
Divulgação

Entre as atrações desta segunda edição do Circuito Circuito Cultural Digital de Pernambuco, aparecem nomes como: GranD Circo das Maravilhas, Julian Fuks, Aryane Cararo, Duda Souza, Rapha Santa Cruz, Thalita Rebouças e Luciano Pontes
A segunda etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco, iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com curadoria da Fundação Gilberto Freyre, já tem data para acontecer: 7 de outubro, próxima quarta-feira. Serão cerca de 40 atrações na programação, entre lançamentos, lives, bate-papos, oficinas, shows musicais, teatro e exibição de filmes. A programação, totalmente gratuita, está ancorada no portal do evento (www.circuitoculturalpernambuco.com.br). Entre os destaques desta nova etapa, o público poderá participar de encontros com o premiado escritor Julián Fuks (detentor de três prêmios Jabutis, Prêmio Saramago, Prêmio Oceanos), com as escritoras Nádia Battella Gotlib, uma das maiores especialistas em Clarice Lispector, e Thalita Rebouças, que com mais de vinte livros publicados e 2,3 milhões vendidos falará sobre jovens, leituras e relacionamentos.
A segunda etapa do Circuito Cultural seguirá com atividades até o próximo domingo (11). Duas outras etapas estão previstas para os meses de novembro (10 a 13) e dezembro (8 a 11). O evento conta com o apoio e participação de mais de 20 instituições, entre editoras, livrarias, Câmara Brasileira do Livro, União Brasileira dos Escritores, Sesc, todas com ações paralelas à programação principal.
Na etapa de setembro foram mais de dez mil acessos aos eventos no portal do Circuito. A expectativa para outubro é que a interação com o público aumente ainda mais. “Foi muito satisfatória a receptividade que a programação de setembro obteve. A diversidade de atividades, de linguagens e de temáticas abordadas permitiu a participação e engajamento do público, contribuindo para consolidar esse formato digital. Para as próximas edições manteremos esse aspecto plural e reafirmaremos o compromisso de envolver artistas das várias regiões de Pernambuco, uma forma de prestigiar a riqueza cultural do Estado, ao mesmo tempo em que asseguramos espaços para nomes da cena cultural nacional”, assegura Jamille Barbosa, curadora do evento.
Destaque do primeiro dia, a escritora, livre-docente pela Universidade de São Paulo e professora de Literatura Portuguesa e de Literatura Brasileira Nádia Battella Gotlib participará da live “Clarice Lispector: nos bastidores da pesquisa”. Entre seus livros, Nádia Battella assina duas biografias consideradas fundamentais (“Clarice: Uma Vida que se Conta” e “Clarice: Fotobiografia”) da escritora, cujo centenário de nascimento será comemorado no dia 10 de dezembro. A live será mediada pela jornalista e pesquisadora Gianni Paula de Melo.
Na quinta-feira (8), às 17h, o escritor paulistano Julián Fuks participará da live “Percursos e percalços de uma trajetória literária”, momento em que falará sobre o processo de criação de sua literatura marcadamente política, contemporânea e autoficcional, costurada pelo alter-ego literário Sebastián – personagem presente nos livros “Procura do romance” (Record, 2011), “A resistência” (Companhia da Letras, 2015) e “A ocupação” (Companhia das Letras, 2019). O jornalista Fellipe Torres fará a mediação.
Na sexta-feira (9), as jornalistas e escritoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, autoras do livro “Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil” (Editora Seguinte, 2020) levam a temática para o “Circuito no bate-papo Livro testemunho: história de refugiados no Brasil”. “O Brasil já contabiliza um número estrondoso de refugiados do clima. Em escala global, esse número pode chegar a um bilhão em 2050, segundo projeção do ACNUR. Somos parte de uma grande nação chamada humanidade, de um só planeta chamado Terra. As fronteiras geográficas não são mais importantes que o que nos une enquanto seres humanos. Estamos todos conectados. Olhar e cuidar do outro é a única forma de sobrevivermos”, afirma Aryane Cararo. A conversa será mediada pela jornalista Valentine Herold.
Ainda na sexta-feira (10), o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares, e o ex-presidente da Associação Nacional de Livrarias, Ednilson Xavier, estarão no painel Panorama do mercado livreiro no Brasil, que discutirá a situação do setor fortemente impactado pela recessão econômica, agravada ainda mais pela Covid-19, e também às voltas com a proposta do Governo Bolsonaro de taxação do livro em 20%.
Infantil - Conteúdos para o público infantil têm peso na programação do Circuito em propostas de estímulo à leitura, como o “Ler, muito prazer!”, contações de história – como as dos livros “A menina que engoliu um céu estrelado”, de Gael Rodrigues, e “A coisa brutamontes”, de Renata Penzani, ambos da Cepe -, além de oficinas de poesia, teatro e de estampas. Shows infantis com Luciano Pontes e Samuel Lira, da Cia Meias Palavras, e do Tio Bruninho reforçam as opções para a garotada.
Entre as atrações culturais, videocasts, espetáculos teatrais e saraus abrem espaço para a produção artística pernambucana. O GranD Circo das Maravilhas apresentará a irreverência dos mambembes através dos palhaços Peripécia (Lucas Dantas), Gertrudes (Márcia Cruz) e Chico (Douglas Duan). Mágico profissional há mais de vinte anos, Rapha Santacruz transfigura-se no Matuto, misto de palhaço e mágico, em espetáculo que prima pela sonora diversidade cultural do Nordeste.
Artistas, professores e poetas do município de Vitória de Santo Antão, Anaíra Mahin, Rildo de Deus e Dennis Anderson participam com o “Sarau Vozes da Mata Sul” reunindo em recital poemas de autores canônicos, como Ascenso Ferreira e Osman Lins, canções autorais e de artistas da região. Com raízes fincadas no município de Goiana, Lucas Torres e Juliano Holanda exibirão o “Sarau Sobrado 47″, reunindo canções próprias, composições de Zé Torres (in memorian) e de Júlio Holanda (artista plástico, músico e pai de Juliano), em costura com a poesia de Ezter Liu, Philippe Wollney e Geisiara Lima. Confira a programação completa aqui: www.circuitoculturalpernambuco.com.br.
Serviço
Programação da 2ª Etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco
Período: 7 a 11 de outubro
Endereço do portal: www.circuitoculturalpernambuco.com.br
Conteúdos: Palestras, entrevistas, contação de histórias, debates, saraus, concursos culturais, shows musicais, oficinas educativas
Editoras/livraria/entidades participantes: Companhia das Letras, Editora Cortez, Editora Coqueiro, Livraria e Editora Paulinas, Livraria e Editora da UFPE, Livraria Internacional e Editora SBS, Livraria e Editora Paulus, Livraria e Editora Luz e Vida, CBL – Câmara Brasileira do Livro, UBE – Pernambuco e suas afiliadas, Livraria Leitura, Livraria Imperatriz, Real Livros,Chapéu de Bruxo – Geek, Zepelim Brinquedos e Livros Infantis, Clube do Livro Espírita, Grão Livraria, Pantera Cordelaria, Varejão do Estudante, Além da Lenda Livros Infantis, Sesc e Prefeitura do Recife.
Parceiros: Secretaria de Cultura, Fundarpe, Secretaria de Educação e Fundação Gilberto Freyre.