Escolas públicas de Limoeiro recebem o projeto “Mestres dos Saberes”
Iniciativa tem como proposta valorizar a criação artística manual dos artesãos e artesãs do estado, e capacitar adolescentes e jovens para preservação, salvaguarda e memória da produção artesanal e cultura pernambucana. O projeto conta com incentivo do Funcultura
Postado em: Cultura popular e artesanato | Formação Cultural | Funcultura
Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, cerca de 160 estudantes de escolas públicas da cidade de Limoeiro vão participar, a partir desta segunda-feira (27), do Projeto Mestres dos Saberes – iniciativa que tem como proposta capacitar adolescentes e jovens para preservação, salvaguarda e memória da produção artesanal no estado. A iniciativa, que já contemplou mais de 400 alunos do ensino público no Recife, agora, desembarca na região do Agreste pernambucano. O lançamento do projeto será realizado no Centro de Criação Galpão das Artes (Rua Vigário Joaquim Pinto, n° 465, Centro – Limoeiro), a partir das 10h. O evento acontecerá dentro das normas sanitárias contra o contágio da covid-19.
O projeto, que tem como foco o artesanato, será ministrado por cerca de nove mestres, das regiões do Agreste, Zona da Mata Norte e Região Metropolitana, ligados às várias artes da cultura pernambucana. Juntos, artesãos e artesãs proporcionarão momentos de troca de conhecimento e produção de obras artesanais em madeira, barro, pintura, entre outros. Um trabalho de muitas mãos para instruir novos artesãos na cadeia criativa das culturas populares.
Nesse contexto, a programação do projeto Mestres dos Saberes contará com a realização de oito oficinas de artesanato, gratuitas, para um público de 20 jovens cada. As atividades serão realizadas no Centro de Criação Galpão das Artes, local que é Ponto de Memória e Ponto Nacional de Cultura. As aulas acontecerão em dias e horários programados. Todos os participantes vão receber lanche e fardamento, além de certificado de participação.
A ideia é que as crianças e adolescentes aprendam, na prática, diversas técnicas artísticas inspiradas na arte dos mestres e mestras da cultura pernambucana, como mestra Roseli Alves (pinturas em barro); mestre Zuza de Tracunhaém (arte do barro); mestre Abias de Igarassu (arte em madeira); mestre Lourenço de Goiana (cana brava), entre outros.
Além disso, o projeto propõe, ainda, ao final do curso, uma Exposição com a obras dos mestres e obras dos alunos participantes, com acesso gratuito para estudantes, turistas, moradores e toda comunidade da região. A programação também terá uma Feira de Artesanato, com a participação dos artesãos locais.
PROJETO – Mestres dos Saberes é realizado pelo jornalista e produtor cultural, Salatiel Cícero. A curadoria é de Afonso Oliveira, que dispõe de uma larga experiência, através da pedagogia da produção da cultura popular e coletiva denominada “Método Canavial”.
