Espetáculo PEBA participa da Ocupação LabCrítica no Rio de Janeiro
Apresentação no Teatro Cacilda Becker faz parte da circulação pela América Latina realizada com incentivo do Funcultura
Postado em: Funcultura
Renata Pires/Divulgação

“É uma pesquisa de muitos anos e que tem um processo de amadurecimento. Tem um caminho que já foi livro-objeto, workshop e seminário”, relembra Iara Sales
Os artistas Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng apresentam “PEBA”, no próximo sábado (12) e domingo (13), no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro, durante a Ocupação LabCrítica. As apresentações são resultado de uma pesquisa sobre fronteiras e trânsitos entre as culturas populares dos estados de Pernambuco e Bahia, e marcam o início da circulação de PEBA pela América Latina, que inclui Uruguai, Colômbia e Argentina. A circulação e a residência artística contam com incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco.
Além de apresentar o espetáculo, durante a itinerância, os artistas produzem um documentário sobre “PEBA”, ministram o workshop “Performar______ materiais” e participam do programa de residência artística Lugar a Dudas, em Santiago de Cali (Colômbia). A Ocupação LabCrítica também conta com a apresentação da obra “Brinquedos para esquecer ou práticas de levante”, de Lidia Larangeira, no dia 11 de outubro, às 20h.
Divulgação

O projeto surgiu como pesquisa em 2013 intitulado “PEBA: Transmutações do corpo brincante entre Pernambuco e Bahia”
O projeto surgiu como pesquisa em 2013 intitulado “PEBA: Transmutações do corpo brincante entre Pernambuco e Bahia”. “É uma pesquisa de muitos anos e que tem um processo de amadurecimento. Tem um caminho que já foi livro-objeto, workshop e seminário”, relembra a bailarina Iara Sales.
A montagem teve temporada itinerante pela região metropolitana do Recife em 2015 e circulação nacional em 2016, passando pelas cidades de Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Santo Amaro (BA), Maragogipe (BA), Cachoeira (BA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e João Pessoa (PB).
CIRCULAÇÃO – Além da apresentação no Rio de Janeiro (Brasil) durante a Ocupação LabCrítica no Teatro Cacilda Becker/ FUNARTE, a circulação de PEBA passa por Montevidéu (Uruguai) – no Seminário Cuerpo y Creación, prácticas universitárias, do Instituto Escuela Nacional de Bellas Artes/ UDELAR; Cali (Colômbia) – na residência Lugar a Dudas; La Plata (Argentina) – no Festival AÚRA; e Buenos Aires (Argentina). Em Cali, os artistas também realizam o projeto Rehacer – 10 años después en Lugar a Dudas, no programa de residência artística Lugar a Dudas; já em Montevideo e La Plata, realizam ainda o workshop “Performar ______ materiales”, destinado a artistas e estudantes de dança.
Serviço:
“PEBA”, com Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng
Sábado (12), às 20h | Domingo (13), às 19h
Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro)
Gratuito
Mais informações: https://labcritica.com.br/peba-2/