Exposição sobre Chico Science fica em cartaz até 13 de março
Visitação ao Museu da Cidade do Recife pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Postado em: Artes Visuais | Música
Rodrigo Ramos/Secult-PE

Mostra apresenta 28 fotografias que retratam universo criado por Chico Science, um dos fundadores do movimento Manguebeat
Quem ainda não foi visitar terá agora mais tempo para conhecer a exposição MangueBeat, instalada no Museu da Cidade do Recife. O encerramento da mostra, previsto para o último domingo (28), foi prorrogado para o dia 13 de março, data em que Chico Science daria 50 anos.
Criada com a proposta de marcar o cinquentenário do líder do movimento Manguebeat, a exposição apresenta 28 fotografias que retratam o universo temático criado pelo “caranguejo com cérebro”, como o cotidiano das ruas e dos mangues da capital pernambucana.
A mostra é uma realização do museu em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e já contou com mais de 2.500 visitas, entre escolas públicas e privadas, ONGs e grupos especiais. As fotos foram produzidas por 22 alunos concluintes do curso de fotografia da Unicap, e tiveram a curadoria da diretora do Museu, Betânia Corrêa, e das professoras da Unicap, Renata Victor e Germana Soares.
As imagens contam com impressão fine art e variação de tamanho entre 60×40 e 20×30, e são inspiradas nos elementos estéticos presentes no movimento cultural liderado por Chico Science, como a lama e o mangue, o vestuário do folguedo cavalo-marinho e, claro, o famoso chapéu de palha.
Além das fotografias, ‘Manguebeat’ conta com alguns recursos multimídia. Num dos telões são projetados mais de 40 clipes de bandas que de alguma forma tem envolvimento com o manguebeat, como Sheik Tosado, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi e Eddie. Noutro, o público poderá assistir ao documentário Manguebeat – 10 anos de efervescência cultural, lançado em 2003 e dirigido por Alessandro Guedes e Juliano Domingues, e que conta um pouco sobre como surgiu um dos movimentos culturais mais importantes do país nos últimos anos.
A visitação ao Museu da Cidade do Recife pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Serviço
Exposição Manguebeat
Até o dia 13 de março
Local: Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), São José
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada Gratuita
Informações: 3355.3106 / 3107

