Festival começa hoje com ações de formação cultural
Postado em: Cultura popular e artesanato | Fundarpe | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
O Festival Pernambuco Nação Cultural chega hoje (14/5) a Caruaru, levando, além de muitos shows e espetáculos, 40 ações de formação cultural. Pela primeira vez na cidade, o FPNC contará com palestras, encontro, roda de mestre, mesa redonda e 750 vagas em oficinas gratuitas.
As atividades estarão espalhadas em 19 pontos da cidade. Escolas públicas, penitenciária, assentamento Sem Terra e comunidade Hare Krishina dão tom plural e descentralizado para as formações em diversas áreas, como música, dança, vídeo e fotografia.
Dois grandes mestres da cultura pernambucana darão oficina. João do Pife ensinará a construir o instrumento que leva no nome. Já J. Borges, detentor do título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, ensinará a xilogravura, durante os dias 16, 17 e 18 de maio, na Casa da Cultura José Condé.
Segundo a coordenadora pedagógica de formação do FPNC, Lígia Verônica, a programação de formação foi construída a partir de demandas surgidas no Fórum Regional do Agreste Central e de diálogos com associações de moradores e de gestores públicos de Caruaru. “A grade foi toda montada a partir dessa escuta”, afirma.
O festival vai até domingo, dia 20 de maio.
Confira AQUI a programação de formação Cultural Caruaru FPNC.
