Governo e sociedade refletem sobre Preservação do Patrimônio Cultural
Programação da IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece em nove municípios do Estado
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
Tem início nesta quinta (11) a IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Tendo como tema “Participação Social na Preservação do Patrimônio” a programação, elaborada pelo Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, é inteiramente gratuita e vai acontecer em nove cidades: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Paudalho, Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré e Buíque. Nesta quinta e sexta, já acontece uma programação antecipada da Semana, com uma visita, às 9h, à sede do Maracatu Raízes de Pai Adão (Estrada Velha de Água Fria, 1463, Água Fria – Recife). No local, haverá exposição de fantasias, adereços, e instrumentos, com mediação interativa com os visitantes. Também no local, às 9h30, acontece a exibição do vídeo documentário do Maracatu Nação, que é parte do material do Inventário Nacional de Referências Culturais do Maracatu Nação, que foi entregue ao Iphan e subsidiou a titulação do maracatu como Patrimônio Imaterial do Brasil.
As atividades oficiais da Semana começam na segunda-feira, 15 de agosto, em meio à comemoração do Dia Nacional do Patrimônio (17/8). Ao longo de nove edições, a Semana tem se consolidado como um momento propício a debates interdisciplinares e interinstitucionais sobre questões essenciais às formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais.
Para a Gerente Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, Márcia Chamixaes, “a Semana vai cumprir um papel de mobilização social em torno da temática, com foco na educação patrimonial e na tomada de atitudes por parte do Governo e da sociedade”, adianta. A Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, lembra que, “o evento acontece num momento histórico para Pernambuco, o primeiro ano de atuação do novo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, um instância de cogestão paritária, com representantes eleitos democraticamente e devidamente empossados pelo Governador Paulo Câmara”.
Oficinas, debates e exposições são algumas das ações planejadas. Para marcar o Dia Nacional do Patrimônio (17/8), acontece a diplomação de todos os Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco, incluindo, os três mais recentes, a Troça Cariri Olindense, a repentista Mocinha de Passira e o cineasta Lula Gonzaga. “Vamos fazer uma grande celebração no Teatro de Santo Isabel, uma homenagem à altura da contribuição que esses mestres e grupos têm dado à cultura do nosso estado e à formação cultural do povo pernambucano”, confirma Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura. Na mesma ocasião, os primeiros colocados do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho também serão agraciados.
Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA. As inscrições podem ser realizadas on-line, preenchendo formulário eletrônico disponível AQUI.
ABERTURA
A abertura oficial da 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco – agendada para acontecer no dia 15/8, a partir das 9h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna – será marcada pela conferência do professor Albino Rubim (UFBA), que virá ao Recife para falar sobre o tema “Política Cultural e Participação Social”. Além disso, a Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural lançará, nesse mesmo dia, a primeira edição da “Aurora463 – Revista da Semana de Patrimônio Cultural”. A publicação eletrônica, produzida de forma coletiva, traz artigos que registram as ações e as atividades promovidas durante a última edição do evento, e promove a extensão do conhecimento sobre preservação patrimonial nas suas mais diversas formas de pensar, interpretar e experimentar.
DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO
Além da diplomação de todos os Patrimônios Vivos do Estado de Pernambuco, incluindo, os três mais novos, a Troça Cariri Olindense, a repentista Mocinha de Passira e o cineasta Lula Gonzaga, eleitos recentemente pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, a data também será marcada pela entrega, aos primeiros colocados, do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, iniciativa capitaneada pela Secult-PE/Fundarpe que reconhece e valoriza a participação social na preservação dos nossos bens e expressões culturais, sejam eles materiais ou imateriais. A Troça Cariri Olindense será responsável por abrilhantar as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio, que acontecerá no palco do Teatro de Santa Isabel.
SEMINÁRIOS
O Teatro Arraial Ariano Suassuna sediará ainda, nos dias 15 e 16/8 (segunda e terça-feira), o Seminário “Participação Social na Preservação do Patrimônio”, que reunirá especialistas de várias partes do Brasil para tratar do tema “Participação Social na Preservação do Patrimônio”. Já o Ginásio Pernambucano, da Rua da Aurora, receberá o Seminário “Participação Social e Educação Patrimonial”, no dia 19/8 (sexta-feira). Na abertura do encontro, haverá a conferência ministrada pela Coordenadora de Educação Patrimonial do Iphan/DF, Sônia Rampim. À tarde, ocorrerá um momento de socialização de experiências no campo da Educação Patrimonial que contará com a participação de pesquisadores, educadores e estudantes.
FUNCULTURA
O superintendente de Gestão do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, Gustavo Duarte, apresentará, no dia 19/8 (sexta-feira), às 14h, um painel sobre “A contribuição do Funcultura para Preservação do Patrimônio Cultural”, no Teatro Arraial Ariano Suassuna.
PARTICIPAÇÃO DE CONSELHEIROS
Uma mesa em homenagem a Joaquim Nabuco e ao Dia do Historiador vai reunir no dia 19 de agosto, às 16h, no Teatro Arraial, dois conselheiros estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural: o médico e ator Reinaldo Oliveira, que vai conversar com o público sobre ‘Joaquim Nabuco e o Teatro’; e o historiador Leonardo Dantas, que discorrerá sobre ‘A Atualidade Social’ do recifense ilustre, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
PARCEIROS
A IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é uma realização da Secult-PE/Fundarpe, em parceria com as Prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paudalho; UFPE, Iphan, Cais do Sertão, Paço do Frevo, Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, que, ao longo da programação, também vão sediar atividades do evento.


