Grupo Arteiros apresenta ‘O samba nosso de cada dia’ em todo estado
Produzida com incentivo do Funcultura, espetáculo terá sessões neste sábado (25) na Ilha de Deus e no domingo (26) no Morro da Conceição
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura | Fundarpe | Home
Divulgação

Montagem foi escrita pelo dramaturgo pernambucano Elmar Castelo Branco (in memorian) na década de 70
O Grupo Arteiros segue com seu trabalho de teatro de rua e a temporada do espetáculo O samba nosso de cada dia. A montagem, escrita pelo dramaturgo pernambucano Elmar Castelo Branco (in memorian) na década de 70, terá sessões no sábado (24), às 18h, na Ilha de Deus, e no domingo (26), às 16h, no Morro da Conceição. A apresentação é aberta ao público e gratuita.
O samba nosso de cada dia é uma realização da Associação de Teatro de Olinda, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. De acordo com Wagner Matias, integrante do grupo, a peça trata das dificuldades da vida, refletidas num grupo de Carnaval. “O espetáculo conta a história de uma família que José Sebastiao, um bom vivant, e sua esposa Maria da Paz, que integram uma escola de samba do Morro da Conceição. E a história se passa em pleno Carnaval do Recife, revelando os desafios que eles têm para colocar a escola de samba na rua”, explica.
“Há na montagem toda uma questão da interação, bem típica do teatro de rua. Antes de cada apresentação a gente visita os bairros à procura das lideranças para aprimorar nosso trabalho. Se na região existir um grupo de cultura popular, nós o convidamos para estar juntos da gente no palco”, comenta Wagner Matias. No Morro da Conceição, por exemplo, a Galeria do Ritmo, escola de samba que serviu de inspiração para o autor do texto, marcará presença. Ao final de cada apresentação, haverá uma roda de diálogo para discussão sobre a importância da cultura popular.
Participam do elenco Charles Medeiros, Roberta Lúcia, Ivo Rodrigues, Wagner Matias, Lucas José, além dos músicos Celso José e Walgrene Agra. A contra-regra é de Luiz Gustavo. Outro detalhe é que a trilha sonora é executada ao vivo e composta por sambas já bem conhecidos do público, além de algumas músicas compostas para essa montagem.
A estreia da montagem foi no dia 4 de março, no Alto Da Sé de Olinda, e até o final da temporada, no dia 8 de abril, terá passada pela Ilha do Maruim, Buenos Aires, Alto da Bondade, São Lourenço da Mata, Caetés, Muribeca e Nazaré da Mata.
Serviço
‘O samba nosso de cada dia’
Sábado (25) | 18h
Ilha de Deus
Domingo (26) | 16h
Praça do Morro da Conceição
Gratuito