Instagrammers escrevem cartas a Manuel Bandeira e reafirmam amor pelo Recife
Postado em: Espaços culturais | Literatura
Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Convidados leram suas cartas durante a terceira noite da Semana Manuel Bandeira
“Caro Bandeira, a vida no Centro, hoje, é infinitamente mais agitada que tempos atrás. Os becos ainda contam história, continuam fazendo da paisagem e da linha do horizonte sem importância”, escreveram as instagrammers Marília Benevides e Raquel Borba, do perfil @avidanocentro, ao poeta Manuel Bandeira, para celebrar a ação de duas semanas que realizaram nas redes sociais, junto com os perfis @dajaneladomeuonibus, @calcadasqueandei (Isabela Farias), @sóvêquemvaiapé (Jota Nogueira) e Recife de Antigamente (Wilton Carvalho e Rosa Bezerra), em homenagem aos 131 anos do modernista pernambucano e aos 100 anos da publicação do livro A Cinza das Horas.
A culminância da iniciativa, que envolveu uma ampla pesquisa sobre a obra do poeta e as ruas evocadas por ele em seus poemas, aconteceu na noite desta quarta-feira (19), durante o terceiro dia da Semana Manuel Bandeira, e reuniu todos os perfis envolvidos no Espaço Pasárgada. “Agradeço muito a colaboração de todos vocês que abraçaram essa ideia e, através dessa ação conjunta, enalteceram a memória e o legado do nosso querido Bandeira”, afirmou Marília Mendes, gestora do equipamento cultural.
Isabela Faria, criadora dos perfis @dajaneladomeuonibus e @calcadasqueandei, destacou o caráter colaborativo do projeto e convidou os outros participantes a criarem ações semelhantes. “Essa é uma noite de celebração. Celebração do aniversário de Manuel Bandeira, celebração dessa iniciativa que reuniu vários amantes da cidade do Recife, através do compartilhamento de imagens que dialogam com a delicadeza encontrada no cotidiano de nossas ruas, que tal qual na obra do poeta, são cheias de afetos e bons personagens. Foi uma experiência maravilhosa reviver o lirismo de Bandeira e, de antemão, convido todos vocês a pensarem em outros projetos”, disse Faria.
Além de relatarem como foi o processo de criação das imagens, os instagrammers puderam ler as cartas que fizeram para Manuel Bandeira, atualizando-o sobre as novidades da cidade, e exibir as fotografias produzidas na ação. Os textos ficarão expostos no equipamento cultural e as imagens integrarão posteriormente uma exposição.
Os atores Ana Nogueira, Anacláudia Vieira, Dudu Gody, Ísis Agra e Fernanda Spíndola comandaram ainda um recital especial do livro A Cinza das Horas, que encerrou as atividades do dia. Confira as fotos e um trecho do sarau:



