Livro “Ficção em Pernambuco: breve história” é relançado nesta quinta-feira (26)
Postado em: Literatura
A Cepe Editora lança nesta quinta-feira (26), em live no seu canal no YouTube (www.youtube.com/CepeOficial), às 19h, a obra “Ficção em Pernambuco: breve história”. O livro reúne ensaios dos escritores e professores Pedro Américo de Farias, Cristhiano Aguiar e Socorro Nunes que jogam luz sobre 174 anos de produção literária (romances, contos, novelas e crônicas) no Estado. Uma obra necessária para entender trajetórias, contextos históricos, influências, percalços e protagonistas desse gênero que, como atestam os autores, ainda é pouco conhecido e carece de mais estudos em Pernambuco. Na live, os autores conversarão com o escritor e editor Wellington de Melo, que fará a mediação do encontro.
Lançado há oito anos em projeto editorial coordenado pelo Ponto de Cultura Interpoética, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe, a obra presta grande contribuição para se compreender quais foram os elementos essenciais que ajudaram a tecer a prosa de ficção, montando um mosaico que vai dos primeiros passos dados pelos pioneiros, ainda no século XIX, à produção e o pensamento dos escritores contemporâneos.
Foram mantidos, da primeira publicação, os textos assinados por Pedro Américo de Farias (uma panorâmica da ficção escrita entre 1847 e 2001) e de Cristhiano Aguiar (que faz uma leitura crítica do que foi produzido da primeira década do século XXI até 2011). Ampliando o campo de análise, a edição da Cepe traz o ensaio da professora, pesquisadora e poeta Socorro Nunes, que apresenta um painel do que foi feito na última década (2011-2020). A obra, cuja proposta é contribuir para o trabalho de pesquisadores e estudantes dos ensinos médios e superior, além de instrumento de instigação para leitores de todos os níveis, é ilustrada com capas de livros que pontuam os diversos momentos literários vividos em Pernambuco.
A partir do ano de 1847, que marca o lançamento de “Nossa Senhora dos Guararapes”, primeiro romance publicado no Estado, de autoria de Bernardino de Abreu e Castro, “Ficção em Pernambuco” apresenta em perspectiva a obra de 127 escritores e escritoras. Aborda temas indutores (como o papel germinal da imprensa ainda nos anos 1800; a busca pela cor local; escolas e movimentos literários; políticas públicas/ou a ausência delas; o impacto da internet, a formação do leitor), assegurando ainda o lugar de fala dos ficcionistas, que estimulados por Socorro Nunes, tecem análise sobre esse complexo ecossistema. “Ficção em Pernambuco é um título importante para se conhecer a trajetória da literatura do nosso Estado, mostrando os autores, as fases, as questões comuns e individuais e, principalmente, a persistência e a força da escrita dessa ficção em terras pernambucanas”, destaca o editor da Cepe, Diogo Guedes.
Sobre os autores
Pedro Américo de Farias: Escritor, poeta, ensaísta, exerceu atividades de gestão na Fundação de Cultura da Cidade do Recife, onde desenvolveu inúmeros projetos, entre os quais o do festival “A Letra e a Voz.” Integrou o Conselho Editorial da Cepe (2011-2015) e publicou, entre outros, os livros “Desaboios” (poemas, Penalux, 2020); “Coisas: poemas etc.” (Linguaraz Editor, 2009); “Viagem de Joseph Língua” (romance, Ateliê, 2009); “Par ímpar” (com Wilson Araújo de Sousa, Ed. do autor, 2009), “Linguaraz” (audiopoemas, Ed. do autor, 2009).
Cristhiano Aguiar: Escritor, crítico literário e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor do livro de contos “Na outra margem, o Leviatã” (Lote 42, 2018) e do livro teórico “Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução” (Editora Mackenzie, 2017)
Socorro Nunes: Professora titular da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG), pesquisadora do CNPq na área de alfabetização, letramento e cultura escrita. Além da produção acadêmica, escreve poesia e publicou livros “As flores daqui são duras” (Penalux, 2021); “O que ficou da fotografia” (Linguaraz Editor, 2016); “Meu samba” (Penalux, 2015) e “Miragem” (Cepe Editora, 2015).
Serviço
Live de lançamento do livro “Ficção em Pernambuco: breve história”
Quando: 26 de agosto de 2021 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo Canal da Cepe no YouTube: www.youtube.com/CepeOficial
