Segmento do Circo debateu ativamente minuta do Plano Estadual de Cultura
Pré-Conferência do setor elegeu delegados para a Plenária Final e os representantes da Comissão Setorial
Postado em: Artes Cênicas | CEPC/PE | Conferência Estadual
Circos itinerantes, trupes e integrantes de escolas de circo compuseram o público que participou ativamente da pré-conferência setorial de Circo, na última segunda (27), no Museu do Trem. O segmento colaborou com o debate que discutiu a minuta do Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, a partir de dois grupos de trabalho, baseado nos seguintes eixos: 1 – patrimônio cultural e memória e territórios, territorialidades; 2 – gestão, infraestrutura e participação social; 3 – desenvolvimento simbólico da cultura; 4 – economia da cultura; 5 – pesquisa e formação artística cultural; 6 – cultura e educação; 7 – cultura e comunicação e 8 – Políticas afirmativas.
Para Jorge Clésio, assessor de circo da Secretaria de Cultura de Pernambuco e um dos mediadores desta pré-conferência, o segmento do circo “atendeu ao chamado da gestão de Cultura do estado e participou ativamente do debate, propondo pontos importantes para serem debatidos na plenária final”. Na ocasião, além da eleição dos cinco delegados que irão representar o setor do circo da Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura, foram eleitos também os membros da Comissão Setorial de Circo.
“A participação diversificada do pessoal do circo na pré-conferência se refletiu também na composição da comissão setorial, que a partir de agora tem como missão unificar a categoria, discutido suas pautas mais importantes e construindo o Plano Setorial de Circo”, conta o assessor. De fato, tão logo eleita, a comissão começou uma articulação para construção de uma agenda de reuniões com a Secretaria de Cultura e a Fundarpe.
Também unidos, os representes do Circo presentes na pré-conferência subscreveram a Carta aberta de repúdio ao projeto de lei do deputado Ricardo Costa, que dispõe sobre a “proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”. Em todas as Pré-Conferências Regionais e Setoriais de Cultura o assunto tem sido levantado e, por unanimidade de votos, os participantes estão decidindo assinar o documento, quese opõe à censura às artes que o projeto de lei indica.
Confira os delegados eleitos na Pré-Conferência Setorial de Circo:
Ira Gardênia Vasconcelos Alves (1° titular), Margarida Pereira de Alcântara (2° titular), Ivonete José de Melo (3° titular), Sérgio Luiz Muniz da Silva (4° titular), Maria de Fátima Pontes (5° titular). Suplentes: Walyson Ricardo Cavalcante Garrett (1° suplente), Jonathan Júnior Marinho da Silva (2° suplente), Raquel Franco de Almeida (3° suplente), Josilene Maria dos Santos (4° suplente).
Confira os membros eleitos para Comissão Setorial do Circo:
Maria de Fátima Pontes (1° titular), Ira Gerdenia Vasconcelos Alves (2 ° titular), Walyson Ricardo Cavalcante Garrett (3° titular), Francisca Liduina Alves de Oliveira (4° titular), Ivonete José de Melo (5° titular), Maria Madalena Ramos de Paula (6° titular). Suplentes: Sérgio Luiz Muniz da Silva (1°), Josilene Maria dos Santos (2°), João Arnaldo Rodrigues (3°), Marcelo Alexandre Balbino Santos (4°), Margarida Pereira de Alcântara – Índia Morena (5°), Maviael Ribeiro de Barros (6°).



