Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Semana do Livro de Pernambuco terá plataforma para lançamento de livros infantis

Escritores interessados devem cadastrar suas publicações até 15 de novembro

Marcada para ocupar o Museu do Estado de Pernambuco entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a primeira edição da Semana do Livro de Pernambuco convida escritores a lançarem obras voltadas ao público infantil durante o evento. Sob o tema “Narrativas Possíveis do Presente”, a proposta do encontro literário é promover debates, oficinas, mesas redondas, intervenções, apresentações artísticas e culturais. Os escritores José Castello, Sidney Rocha e escritora Elvira Vigna são alguns dos nomes já confirmados na programação.

Os interessados em submeter propostas à Plataforma de Lançamento de Livros Infantis devem acessar, até o próximo dia 15/11, o site da Semana, na aba inscrição, informar título da obra e sinopse do projeto, além das informações pessoais. A relação dos contemplados na etapa de seleção e curadoria será divulgada no dia 20 de novembro e o lançamento das publicações será no último dia do encontro, o domingo (4/12).

Sobre a Semana

Com curadoria de Schneider Carpeggiani, a Semana do Livro de Pernambuco é uma realização da Cia. de Eventos e Ideação, conta com apoio cultural do Ministério da Cultura e apoio do Governo de Pernambuco, por meio do Museu do Estado/Fundarpe/Secult.

Sobre o tema desta primeira edição, o curador afirma que a ideia é permitir reflexões sobre algumas questões que aconteceram neste ano. “Na mesa de abertura, por exemplo, teremos uma discussão importante sobre o papel do juiz e da lei, dentro do conceito que foi o recente processo de impeachment no Brasil. O escritor, jornalista e crítico literário José Castello preparou, com exclusividade, uma masterclass sobre O Processo, de Franz Kafka, e a sua relação com o nosso cenário político-social-literário contemporâneo”, conta Schneider.

Ao longo da programação, as pautas, enfrentamentos e também questões atuais relacionadas ao mercado editorial brasileiro serão colocadas em discussão por escritores, críticos literários, editores, livreiros e jornalistas. “Outro personagem que teve um papel de destaque na política brasileira este ano foi a imprensa, e quem vai conversar sobre este assunto é a jornalista Eliane Brum, do El Pais”, adianta o curador. “Já a escritora Elvira Vigna lança seu último romance (Como se Estivéssemos em Um Palimpsesto de Putas), talvez o livro mais importante lançado este ano no Brasil, por tratar de escolhas éticas que levam a extremos”, avalia.

Divulgação

Divulgação

O papel atual das livrarias é um dos temas a serem discutidos na Semana

Schneider também destaca o debate sobre o caráter ideológico e a função social das livrarias no Brasil. “Este ano tivemos o livro biográfico do Coronel Ustra como um dos mais vendidos no Brasil, segundo o Publish News. E uma das redes que mais tem vendido este livro é bastante conhecida no mercado editorial”, conta. Participam do debate Lourival Holanda, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Daniel Louzada, livreiro e proprietário da Livraria da Vinci.

Reprodução/Filme

Reprodução/Filme

Monica Figueiredo, da editora da Rocco, responsável no Brasil por todos os livros da série Harry Potter, vai conversar sobre como construir um best seller e manter esta marca

Outro momento confirmado na programação é a conversa entre Sidney Rocha e Schneider, sobre o novo livro de contos (Guerra de Ninguém) do escritor cearense radicado em Pernambuco. Há também o debate entre Maria Eduarda Rocha e Yvana Fechine, professoras do Departamento de Comunicação Social da UFPE, Chico Ludermir, jornalista e mestrando em Sociologia, e Dandara Luísa Alves, integrante do laboratório de Estudos em Sexualidade Humana. O grupo vai discutir sobre o espaço da universidade pública como campo de disputa política. “Este é um tema bastante discutido recentemente, com as ocupações das escolas pelo país”, ressalta Carpeggiani. No dia do encerramento, no domingo (4/12), Monica Figueiredo, editora da Rocco responsável, no Brasil, por todos os livros da série Harry Potter, participa do encontro.

Chico Ludemir/Divulgação

Chico Ludemir/Divulgação

A Semana também terá um momento para discutir sobre o espaço da universidade pública como campo de disputa política

De acordo com o curador da Semana, o Museu do Estado foi escolhido por ser um espaço de fácil acesso no Recife e também pela possibilidade de utilização da área externa. “A programação conta ainda com eventos de música, uma ação especial e inédita do grupo de teatro Magiluth, entre outras atividades”, conclui.

Mais informações e a programação da Semana do Livro de Pernambuco estão disponíveis no site e na fanpage do evento.

< voltar para Literatura