Semana do Patrimônio realiza Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário do Estado
Programação final da 14ª edição da Semana também contará com o lançamento do livro “O Recife da Revolução Republicana de 1817”, de José Luiz Mota Menezes, nesta terça (24)
Postado em: Fundarpe | Secretaria de Cultura
Costa Neto/Secult-PE

OEncontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco tem o objetivo de promover uma escuta dos gestores, estabelecer uma rede de parceria e propiciar uma maior aproximação e apropriação dos bens ferroviários
A programação da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), encerra nesta terça-feira (24). Mas ainda há uma diversidade de ações sobre a preservação do patrimônio que serão transmitidas no canal no Youtube da Secult-PE/Fundarpe (www.youtube.com/SecultPE). Nesta segunda (23) e terça-feira (24) estão previstos o 1º Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco e o lançamento de livro “O Recife da Revolução Republicana de 1817”, de José Luiz Mota Menezes. Clique aqui e confira a programação.
Nesta segunda (23), das 8h30 às 12h, a programação começa com debate voltado para gestores municipais de cultura e de ferrovias, no 1º Encontro com Gestores sobre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de promover uma escuta dos gestores com o objetivo de estabelecer uma rede de parceria e propiciar uma maior aproximação e apropriação dos bens ferroviários, de modo a compartilhar a diversidade de experiências.
Serão abordados nos dois dias do evento temas como: políticas estaduais de patrimônio; tombamento do Patrimônio Ferroviário do Estado de Pernambuco; além de fomento a obras de conservação e restauro em bens tombados e de valor culturalm com recorte para o Funcultura.
Às 15h, o webnário “Ressignificações do Patrimônio: novos usos e novos afetos”, reúne convidados tratando de temáticas diferentes. Eduardo Sarmento, doutor em antropologia, pesquisador e gestor cultural fala sobre “Patrimônio cultural, imaginação e a futuros possíveis”. E Renata Gamela, que é designer de experiências, consultora e produtora cultural, vai apresentar o tema “Turismo e tecnologia como estratégias para ressignificação do Patrimônio”. A Mediação é de Luciana Gama, da Fundarpe.
Na terça-feira (24), haverá o segundo dia de debates no Encontro com gestores obre o Patrimônio Ferroviário de Pernambuco, das 8h30 às 12h. À tarde, 14h, será realizado o lançamento da Revista Digital Aurora, com publicação no portal Cultura PE. Na sequência, às 17h, o lançamento do livro “O Recife da Revolução Republicana de 1817”, escrito por José Luiz Mota Menezes.
Com um rico conteúdo que reúne informações sobre a Revolução de 1817, a publicação representa uma significativa contribuição para a história e cultura do Estado. O projeto do livro conta com incentivo do Funcultura e foi elaborado pelo Bureau de Cultura com produção executiva da turismóloga Clarisse Fraga e do produtor cultural Edmar Fernandes.
ESCUTA PATRIMÔNIO – Ainda no clima do tema da 14ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a Secult-PE/Fundarpe lançou, no final de julho, a campanha Escuta, Patrimônio: Estações, Memórias e Afetos, com a intenção de instigar a comunidade a participar da Semana propondo a gravação de vídeos e depoimentos da população sobre as memórias afetivas dos bens que compõem a Rede Ferroviária de Pernambuco.
O resultado está disponível nas redes sociais da Secult-PE (Instagram e Youtube), com vídeos com pouco mais de um minuto, sobre as estações ferroviárias: Estação Central Capiba, no Recife; Estação de Moreno; Estação Afrânio; e Estação do Cabo de Santo Agostinho.

