Teatro Arraial Ariano Suassuna recebe espetáculos do TREMA!
O festival irá ocupar, de quarta-feira (8) até domingo (12), os principais palcos da cidade. Cinco grupos de teatro nacionais e internacionais compõem a mostra
Postado em: Artes Cênicas
Renata Pires/Divulgação

O espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’, uma das montagens selecionadas através da convocatória do Teatro Arraial Ariano Suassuna, será encenado sexta-feira (10) no espaço
A capital pernambucana sedia, desta quarta-feira (8) até o próximo domingo (12), a terceira edição do TREMA! Festival de Teatro de Grupo do Recife. O evento, que contará com a presença de cinco grupos que realizam pesquisa continuada de linguagem nas artes cênicas, propõe-se a discutir a relação das pessoas com o espaço público. Neste ano, a programação da mostra teatral contará com a participação de cinco grupos que realizam pesquisa continuada de linguagem nas artes cênicas, dentre os quais, dois são internacionais: o português Mala Voadora e o coletivo argentino/brasileiro, Mazdita, e três são representantes do teatro nordestino contemporâneo: Magiluth e o Poste Soluções Luminosas, ambos de Pernambuco, e o coletivo As Travestidas (CE).
Quem abre a programação do TREMA!, nesta quarta (8), é o grupo Mala Voadora, que apresentará, às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, seu espetáculo Protocolo, eleito pelo jornal Público como uma das melhores montagens portuguesas de 2014. A produção fala sobre etiqueta social, a partir de uma descrição do protocolo na corte de Luís XIV, o Rei Sol. Através de uma “coreografia da cordialidade habilmente montada”, os atores Jorge Andrade e Anabela Almeida, protagonistas da história, explicam como o monarca criou o mais sofisticado sistema de etiqueta da história, e como essas regras comportamentais foram utilizadas como instrumento de poder. O fundo da peça é um espelho no qual a audiência, nele refletida, vai assumindo o papel de vários tipos de público. Protocolo ainda será encenado, no mesmo espaço, na quinta-feira (9), às 20h, e na sexta-feira (10), às 21h.
O Coletivo Mazdita, criado pelos artistas Flávia Pinheiro e Leandro Oliván, vai mostrar, na quinta-feira (9), a performance Diafragma: dispositivo versão beta, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, às 19h. Criada a partir de uma pesquisa com dispositivos, aparatos e objetos em desuso, que não funcionam bem, para fazer um paralelo entre o corpo e a tecnologia, Diafragma estabelece uma relação entre o corpo em movimento versus a relação do espaço com os objetos. Para isso, utiliza interfaces interativas, intervenções urbanas, instalações e vídeos. O grupo argentino-brasileiro ainda exibirá, na sexta-feira (10), às 15h, a performance Contato Sonoro, na Av. Conde da Boa Vista.
Outro espetáculo que subirá ao palco do Teatro Arraial Ariano Suassuna, na sexta-feira (10) e sábado (11), às 19h, é o Viúva, Porém Honesta, do Magiluth. Sexto trabalho do coletivo pernambucano, que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004, no Recife, a montagem é uma peça teatral de Nelson Rodrigues, encenada pela primeira vez em 13 de setembro de 1957. A montagem adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com seus personagens chegando a fazer alguns comentários técnicos, lembrando sempre ao espectador que o que ele está vendo é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa enredo cheio de voltas ao passado e reviravoltas.
Convidado especial dessa terceira edição do TREMA!, o Coletivo Artístico As Travestidas, do Ceará, traz à cidade o solo BR Trans. Encenada em quatro festivais nacionais de teatro, a peça é fruto de um projeto de pesquisa cênica e entrevistas que o diretor e ator Silvero Pereira realizou durante seis meses com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, e mostra ao público histórias sobre medo, solidão, velhice e morte, que se encontram e se confundem, inclusive com a vida e inquietações do próprio artista. O monólogo vai ser apresentado sábado (11), no Teatro Hermilo Borba Filho, às 21h.
A atriz Naná Sodré, do grupo O Poste: Soluções Luminosas, apresenta sexta-feira (10), às 20h, a peça A receita, na sede da companhia, localizada na Rua da Aurora. Com direção e texto de Samuel Santos, o monólogo, que usa da cozinha como metáfora para refletir sobre atitudes e comportamentos humanos, fala, de forma poética, da solidão feminina, das dificuldades de relacionamento e, por fim, dos equívocos que cometemos em nome do amor.
Paralelo à realização do festival, acontecerá o lançamento do TREMA! Plataforma de Teatro, que visa congregar ações em torno do teatro de grupo no país, em suas diferentes possibilidades de ações como publicação, registro, ocupação de espaços e produção. Confira a programação completa do evento aqui.
Serviço
TREMA! Festival de Teatro de Grupo do Recife
Quando: de quarta-feira (8) a domingo (12), nos principais teatros da cidade.
Valores: R$ 20 e R$ 10
Leia mais:
Vai começar a temporada de espetáculos no Arraial Ariano Suassuna