Tomica, um menino engenhoso, abre série de livros infantis da Cepe
Pela primeira vez a editora publica uma série focada em um personagem infantil
Postado em: Literatura
Preste atenção nesta palavra: Tomica. Ela é sinônimo de criança cuja criatividade para solucionar desafios não tem limites e é também o título de uma série de livros infantis que a Cepe Editora publica, a partir deste ano, com a escritora carioca Ana Carla Cozendey. Os dois primeiros volumes, Tomica, o Caçador de Ideias e Tomica e o Hotel de Passarinhos, são lançados neste sábado (18), das 15h às 17h, na Livraria Blooks, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e têm ilustrações de Kaká Leal, que deu vida ao personagem.
No primeiro volume, Tomica, o Caçador de Ideias, as crianças são apresentadas a um menino cheio de invenções que resolve escrever um livro, mas não sabe bem por onde começar. Depois de muito pensar Tomica decide construir uma armadilha de ideias e é aí que as aventuras do personagem correm soltas. Para montar a engenhoca de captura reuniu tudo o que estivesse a seu alcance – de carrinho, caixa de sapato, garrafa de plástico e bola de tênis a palito de picolé, rolha, dominó e papel higiênico.
O segundo livro da série, Tomica e o Hotel de Passarinhos, introduz amigos e amigas do protagonista que são tão criativos quanto ele. Nesse volume Tomica quer os passarinhos por perto, mas sabe que prender os bichinhos não é uma boa ideia. “Como em qualquer grupo, são personalidades diferentes e cada um contribui de sua forma. As histórias são do ponto de vista de Tomica, mas ele é mais um catalizador do que um líder. E nem sempre a solução de um desafio vem dele, como o hotel, que é uma ideia da Marcinha”, diz Ana Carla Cozendey.
“Tomica aprendeu muita coisa com meu filho, mas eles são duas pessoas diferentes, apesar de terem o mesmo nome”, declara a escritora, ao falar de que veio a inspiração para os livros. “A verdade é que Tomica é um dos apelidos que uso para meu filho. O nome pipocou junto com a primeira história. Depois achei que era ótimo para a série. Como o tema base da série é a criatividade, claro que o personagem principal é curioso, entusiasmado e não tem medo de experimentar”, explica.
O protagonista é um garoto que não para. Por isso, quando está quieto, alguma coisa está arquitetando. Ana Carla já tem prontas várias histórias para compor a série. “O fio que as liga é a criatividade das crianças na solução de desafios, coisa que me encanta”, diz ela. “Venho escrevendo essas histórias já há algum tempo. É sempre uma mistura e, salpicadas nessa mistura, há algumas experiências do Tomica aqui de casa. “Tomica, o Caçador de Ideias não foi o primeiro a ser escrito. Ele veio depois, especialmente para apresentar o personagem”, acrescenta.
Autora principalmente de títulos infantis, Ana Carla já havia publicado O Risco e o Fio, escolhido pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e distribuído para colégios de todo o Brasil. “Torço para que as crianças percebam, junto com o Tomica, que existem muitas maneiras diferentes de olhar para as coisas. E que fiquem também com vontade de inventar”, diz a autoray. Os livros têm 32 páginas cada um.
“Temos dado bastante atenção aos livros infantojuvenis de nosso catálogo, diversificando nossa rede de colaboradores de ilustração e amplificando a participação da editora na formação de novos leitores. Tomica surge nesse contexto e é a primeira vez que a Cepe publica uma série focada em um personagem infantil. Nós já tínhamos a experiência de Feiticeiros de Acbar, uma narrativa de aventura voltada para um leitor jovem. No entanto, agora promovemos essa outra experiência de leitura na qual a criança pode acompanhar várias situações vividas por um mesmo protagonista, que é muito imaginativo e ama inventar soluções engenhosas para situações cotidianas”, destaca a editora-assistente da Cepe, Gianni Gianni.
AS AUTORAS – Nascida no Rio de Janeiro e residente na Inglaterra, Ana Carla Cozendey é escritora, arte-educadora e designer gráfica. Formada pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Esdi-Uerj), tem mestrado em história da arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduação em literatura infantil pela University of Roehampton, Inglaterra. Trabalhou com o Grupo Clãdestino de Arte e Educação e recentemente fundou em Southampton o Improbable Club – oficinas de criatividade. Kaká Leal mora no Recife, é ilustradora, formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pela Cepe Editora fez as ilustrações de Conversa Frutífera (2024), com textos de Clara Nogueira e Gilberto Clementino Neto.
Serviço:
Lançamento dos livros Tomica, o Caçador de Ideias e Tomica e o Hotel de Passarinhos – sábado (18), das 15h às 17h, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo, nº 316, bairro Botafogo, Rio de Janeiro). Preço: R$ 40 (impresso). Entrada gratuita





