Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

2º Festival das Infâncias promove reencontro com as brincadeiras populares

Com incentivo do Funcultura, evento será realizado neste próximo sábado (2), no Canto das Memórias Mestre Zé Negão, em Camaragibe, com entrada aberta ao público

Priscila Batista/Divulgação

Priscila Batista/Divulgação

Durante o evento as crianças vão poder entrar em contato com brincadeiras populares como como pula cordas, bola de gude, peteca e pião

Por Marcus Iglesias

Muitas brincadeiras populares infantis, como ‘telefone sem fio’, ‘passa anel’ e ‘quebra panelas’, acabaram sendo esquecidas após a imersão da sociedade no universo digital. Como forma de resgatar essa memória, o Laboratório de Intervenções Artísticas (LAIA) realiza, com incentivo do Funcultura, o 2º Festival das Infâncias Populares. O encontro vai acontecer neste próximo sábado (2/02), no Canto das Memórias Mestre Zé Negão, em Camaragibe.

“A atividade é direcionada para as comunidades vizinhas ao espaço Canto das Memórias Mestre Zé Negão, mas é aberta ao público. Qualquer criança e adulto que queiram participar, pode ir. Não tem nenhuma restrição quanto a isso”, reforça Patrícia Araújo, produtora do festival.

O projeto foi idealizado pela Mestra Fátima, artesã, costureira, integrante da LAIA, que há mais de 30 anos desenvolve trabalhos sociais na comunidade. “Ela tem um problema de mobilidade que a impede de brincar, mas ela estará presente na atividade para compartilhar suas memórias com a garotada”, conta a produtora.

Priscila Batista/Divulgação

Priscila Batista/Divulgação

Durante o evento, o Mestre Zé Negão (um dos vencedores do 3º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia) vai ministrar uma oficina de confecção de brinquedos populares

“Além das brincadeiras populares, teremos duas oficinas, uma de confecção de brinquedos populares, com o Mestre Zé Negão (um dos vencedores do 3º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia); e a outra de malabarismo, com a palhaça Raquel Franco”, detalha a produtora. Com o Mestre Zé Negão, as crianças poderão confeccionar brinquedos populares como as bonecas Abaiomy (bonecas negras); pé de cavalo; vai e vem; máscaras, bolas de malabares; pernas de pau; e petecas, entre outros.

Após as oficinas, Raquel Franco e Marcone Alves, educador social da LAIA, vão realizar algumas brincadeiras lúdicas com as crianças (como pula cordas, pião e bola de gude), que depois serão convidadas a apresentarem o que aprenderam durante o dia.

Priscila Batista/Divulgação

Priscila Batista/Divulgação

Após as oficinas, as crianças serão convidadas para apresentarem o que aprenderam durante o dia

Nesta segunda edição, o Festival das Infâncias agrega ainda uma roda de conversa com Seu Martelo, brincante de Cavalo Marinho que está circulando no estado com o projeto “Só vai no Sonho” – também incentivado pelo Funcultura. “Essa apresentação estava prevista, inicialmente, para acontecer no último dia 13 de janeiro. Mas decidimos adiar para que a atividade também fizesse parte do Festival das Infâncias, às 17h, como a última atração do evento”, explica Patrícia Araújo.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Uma das atrações do festival é o Seu Martelo, brincante de Cavalo Marinho que está circulando no estado com o projeto “Só vai no Sonho”

Sobre o LAIA - O Laboratório de Intervenção Artística surgiu em 2003 com intuito de colaborar na preservação e manutenção da cultura popular, atuando mais ativamente na cidade de Camaragibe. Em setembro de 2008, o grupo cria o Ponto de Cultura Tecer, com a proposta de garantir o acesso aos meios de produção, fruição e difusão cultural por meio da pesquisa e valorização dos mestres, artistas e folguedos tradicionais da cidade de Camaragibe.

Segundo Patrícia, além do 2º Festival das Infâncias, o LAIA está trabalhando no momento na fase de produção de um programa de TV sobre mestres da cultura popular, intitulado ‘Onde mora a memória’, e na fase de arranjo do disco do Mestre Zé Negão.

Serviço:
2º Festival das Infâncias
Sábado (2/02) | 14h
Cantos das Memórias Mestre Zé Negão (Rua Lucionise Moura de Melo, n° 5, João Paulo II, Camaragibe)
Gratuito
Mais informações: (81) 996825051

< voltar para home