Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Secretaria de Cultura

Biblioteca da Fundarpe será batizada com o nome de Teca Carlos

A biblioteca da Fundarpe, localizada no segundo andar de sua sede, passará a se chamar Teca Carlos, em homenagem à professora universitária e ex-coordenadora de Cultura Popular da instituição, falecida no último mês de agosto.

O anúncio e a entrega da placa serão feitos nesta quinta-feira (27), às 14h, numa cerimônia com a presença de funcionários da Fundarpe e da Secretaria de Cultura, da secretária estadual Antonieta Trindade e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Defensora incansável da cultura, em especial a popular, Teca foi partícipe na formulação de muitos avanços institucionais em vários cantos do Estado. Foi gestora na Fundarpe e Secult, atuando junto ao Funcultura; na articulação entre diversos setores e linguagens artísticas com o poder público; coordenando ações voltadas à valorização da cultura popular e contribuindo com a formação do Sistema Municipal de Cultura em Olinda e na construção do Plano Estadual de Cultura.

“Deixar essa marca, como o nome de Teca na biblioteca da Fundarpe, é uma forma de mostrar nosso reconhecimento e agradecimento à sua contribuição durante todos os anos em que esteve nessa missão. Fará com que tanto o público interno quando o externo da instituição saibam de sua dedicação para com a construção de uma política de cultura como agente transformador de nossa sociedade”, coloca Márcia Souto.

Acervo - Fundada desde o primeiro ano de funcionamento da Fundarpe, em 1974, a Biblioteca Teca Carlos conta, em seu acervo, com mais de 2 mil publicações relacionadas à área de preservação do patrimônio histórico e cultural de Pernambuco. Dentre os livros, que estão disponíveis para consulta do público interno e externo, encontram-se obras de arquitetura, turismo, religião, teatro, cinema, literatura pernambucana e diversos títulos sobre a história do Estado. Além disso, há uma coleção de 32 mil fotos dos monumentos do Recife e uma série de plantas arquitetônicas dos bens tombados pela Fundarpe.

A Biblioteca Teca Carlos funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone do espaço é (81) 3184-3063.

< voltar para home