Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Serviço Cultural

Inscrições abertas para oficina de escrita memorialista com Stefanni Marion

O escritor paulista Stefanni Marion volta ao Recife para ministrar, no sábado (25), a Oficina de Escrita: Memorialismo, Baús e Lampiões, que convida o público a produzir textos ficcionais a partir de um mergulho nas lembranças individuais e no rememorar de experiências marcantes.

Em 2017, Marion realizou duas oficinas na Torre Malakoff, que resultaram na publicação “A Torre – antologia de poesia confessional, cartas e diários íntimos” (Castanha Mecânica), lançada tanto na capital pernambucana como em Garanhuns, durante o Festival de Inverno daquele ano. “Nesse percurso, senti necessidade de ir para outro lugar literário que é a prosa. Sempre escrevi prosa – apesar de ter publicado mais livros de poesia – e quis ir pra uma oficina que dialogasse mais comigo, quis trabalhar com minhas memórias também na oficina, pois ouvir a memória dos outros é resgatar a sua também”, comenta o escritor, que decidiu iniciar no Recife este novo ciclo.

Jan Ribeiro

Jan Ribeiro

Registro da oficina facilitada pelo escritor na Torre Malakoff (2017)

“O memorialismo é um movimento literário de autores que exploram suas próprias vivências ou de outros para recontarem algum momento histórico ou da vida deles mesmos”, explica Marion, adiantando ainda a intenção de “percorrer outras cidades e ir colhendo textos, vendo o que nasce de tudo isso e fazer uma nova antologia, desta vez, de narrativas memorialistas”. Ainda segundo o escritor, a publicação deverá ser lançada inicialmente em Caruaru, no final de outubro, durante o Festival Letras em Barro.

A oficina no Recife é direcionada ao público geral maior de 18 anos, com particular interesse nesse gênero literário, e ainda escritores, compositores, fotógrafos e artistas das mais diversas áreas. De acordo com o programa da atividade, “a oficina não tem intenção de formar memorialistas. O diferencial e desafio do projeto é que os alunos, após transcreverem uma memória emotiva, transformem esses textos em ficção. O intuito se valida, pelo viés da memória, em provocar/despertar nos participantes a prática da escrita criativa”.

Sobre o escritor

Stefanni Marion nasceu no vilarejo de pescadores Barra do Una (SP) em 1981. Confessa não ter disciplina para escrever diários, mas ainda manda cartas escritas à mão. Autor dos livros Inventário (Patuá, 2014) e Temporário (Patuá, 2012). Antologista, idealizador e organizador de projetos literários, dentre eles destacam-se A TORRE: antologia de poesia confessional, cartas e diários íntimos (Castanha Mecânica, 2017) e GOLPE: antologia-manifesto (Nosotros, 2017). Seus poemas e textos foram publicados em diversos periódicos virtuais no Brasil, alguns foram traduzidos e circularam em revistas estrangeiras.

Divulgação

Divulgação

O escritor começa pelo Recife um novo ciclo literário

Mantém uma relação especial com a cultura pernambucana, por meio de trocas literárias e da amizade com escritores e poetas contemporâneos, como Ana Câmara, Adélia Coelho Flô, André Balaio, Fred Caju, Luna Vitrolira, Mariane Bigio, Marcelino Freire, Sidney Rocha e Teresa Coelho. Nesta atual imersão pelo Nordeste brasileiro, Marion segue traçando caminhos e colhendo histórias que também alimentam seu novo projeto literário: “Estar nesse movimento, da turnê literária com as oficinas memorialistas, também me conecta a um projeto pessoal como escritor. Na estrada faço laboratórios e pesquisas para um romance que começou a nascer ano passado em terras pernambucanas. No caminho tenho buscado explorar pequenas cidades, vilarejos onde hajam barragens e histórias esquecidas debaixo d’água, tanto na Bahia como em Pernambuco”, antecipa o escritor.

SERVIÇO
Oficina de Escrita: Memorialismo, Baús e Lampiões
Com Stefanni Marion
Sábado, 25/8 | Das 9h às 17h
Local: Zanzar Coletivo (Rua da Aurora, 127 / Apt 1001 – Boa Vista – Recife)
Investimento: R$ 100,00
Mais informações: stefanni.marion@gmail.com | (71) 99253.4723

< voltar para home