Exposição celebra 81 anos de J. Borges, patrimônio vivo de Pernambuco
Ao todo, 30 xilogravuras e suas matrizes, além de outras peças do artista, ocupam a Caixa Cultural Recife
Postado em: Cultura popular e artesanato
Costa Neto

J. Borges nasceu em 20 de dezembro de 1935, no município de Bezerros, agreste de Pernambuco
Para comemorar o aniversário de 81 anos do mestre J. Borges, a Caixa Cultural Recife inaugura nessa terça-feira (20) uma exposição que apresenta um resumo da obra deste artista que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ao todo, 30 xilogravuras e suas matrizes, sendo 10 inéditas, estarão expostas no local. A entrada é gratuita e a abertura da mostra está marcada para as 19h.
A exposição teve a curadoria de José Carlos Viana e Marcelle Farias e reserva um lugar especial para a poesia popular, com um espaço dedicado à literatura de cordel. Por mais de 50 anos, J. Borges tratou através de versos sobre o cotidiano do Agreste de Pernambuco (onde nasceu, em 20 de dezembro de 1935), bem como acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos e pitorescos da vida. A mostra trará ainda obras assinadas por J. Miguel e Manassés Borges, filhos e aprendizes do artista, além da exibição de uma cinebiografia sobre sua vida e obra.
Priscilla Buhr/Divulgação

A mostra conta ainda com a exibição de uma cinebiografia sobre a vida e obra de J.Borges
Outra atividade que será realizada ao longo da programação é a oficina gratuita de xilogravura, ministradas por Bacaro Borges, que também é filho de J. Borges. As aulas serão ministradas nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com 25 participantes em cada dia. As inscrições poderão ser feitas no período de 9 a 15 de janeiro, pelo e-mail gentearteirape@gmail.com.
Serviço
Exposição sobre J.Borges
Abertura na terça (20), às 19h
Caixa Cultural Recife (Av Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Gratuito