Mata Sul elege delegados para Plenária Final da Conferência Estadual de Cultura
Representantes de 13 municípios participaram do encontro realizado no Centro de Treinamento João XXIII, em Palmares
Postado em: Conferência Estadual
Cultura.PE

O secretário Marcelino Granja durante a abertura da Pré-Conferência Estadual de Cultura da Mata Sul, em Palmares
A cidade de Palmares, na Mata Sul do Estado, recebeu nesta terça-feira (20) a 26ª Pré-Conferência Estadual de Cultura, que desde o mês de novembro tem circulado pelas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, como etapas que antecedem a realização da Plenária Estadual Final, agendada para o próximo mês de março. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento João XII, área central do município, e reuniu 68 (39 inscritos e 29 convidados) gestores públicos, produtores culturais e artistas de 13 municípios da região: São José, Água Preta, Barreiros, Escada, Tamandaré, Rio Formoso, Vitória, Gameleira, Xexéu, Joaquim Nabuco, Catende, Jaqueira e da própria Palmares.
As atividades, que se estenderam até o final da tarde, começaram às 8h da manhã, com o credenciamento dos participantes que, previamente inscritos, eram orientados a se inserirem nos quatro Grupos de Trabalhos (GTs), formados para analisar, debater e apresentar propostas à Minuta do Plano Estadual de Cultura (PEC). Os GTs, que contaram com a mediação de representantes da Secult-PE, da Fundarpe e do Conselho Estadual de Política Cultural, foram agrupados a partir dos oito eixos do PEC: 1) Patrimônio Cultural e Memória e Territórios, e Territorialidade e Políticas Afirmativas, mediado por Lucas Alves (Conselho Estadual de Política Cultural); 2) Desenvolvimento Simbólico da Cultura e Economia da Cultura, mediado por Severino Pessoa (Secult-PE); 3) Pesquisa e Formação Artístico-Cultural e Cultura e Educação, mediado por Nilton Cordeiro Caiavano (Conselho Estadual de Política Cultural); 4) Cultura e Comunicação, e Gestão, Infraestrutura e Participação, mediado por Beto Rezende (Fundarpe).
Cultura.PE

Os gestores da Secult-PE e da Prefeitura de Palmares: Silvana Meireles (secretária-executiva estadual de Cultura), Altair Júnior (prefeito de Palmares), Marcelino Granja (secretário estadual de Cultura), Edson Silva (presidente da Casa de Cultura Hermilo Borba Filho) e Lucas Alves (membro do Conselho Estadual de Política Cultural)
Antes das discussões dos GTs, houve uma cerimônia de abertura que, com a participação dos gestores da Secult-PE e da Prefeitura de Palmares, serviu para apresentar aos participantes os objetivos e a metodologia de trabalho das Pré-Conferências. Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, os encontros representam um instrumento importantíssimo de participação social na implementação de políticas públicas culturais para o Estado. “Essa é a nossa penúltima pré-conferência que estamos realizando por todo o Estado, desde o mês de novembro – a última será no sábado (24), em Arcoverde. Ao longo desses 26 encontros, tivemos a oportunidade de dialogar com a sociedade civil e, mais do que isso, inserir em nosso Plano Estadual de Cultura ações e objetivos estratégicos que valorizem a nossa diversidade cultural e assegurem políticas públicas inclusivas e democráticas tanto do ponto vista de acesso quanto de fruição”, disse o gestor.
Já a secretária-executiva, Silvana Meireles, destacou que “a ideia das pré-conferências é ouvir, debater e pensar juntos um Plano Estadual de Cultura que atenda as demandas e os anseios dos agentes culturais de todo o Estado”. Coordenadora-geral da IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco, ela também aproveitou a ocasião para apresentar aos participantes da Mata Sul a Carta aberta de repúdio ao projeto de lei do deputado Ricardo Costa, que dispõe sobre a “proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”. Em plenária e por unanimidade dos votos, os participantes decidiram subscrever o documento que se opõe “à censura explícita às artes que o projeto de lei” se destina.
Ao longo do dia, os participantes debateram, em seus GTs, as propostas do PEC e puderam também sugerir alterações nas ações e objetivos estratégicos presentes na Minuta do Plano. No final das discussões dos GT’s, houve a eleição dos 5 delegados e 5 suplentes da setorial, que vão participar da Plenária Final da IV Conferência Estadual de Cultura, agendada para acontecer no próximo mês de março. Confira a lista:
Sociedade Civil
*Ricardo Washington Pinto de Paiva – Escada (titular)
*Edvaldo José Levino – Escada (titular)
*Mércia Alves da Silva – Rio Formoso (titular)
*Julieta Ramalho Pontual – Água Preta (titular)
*Elizabete Feliciano da Silva – Vitória de Santo Antão (suplente)
*Nivaldo Anderson Chaves da Silva – Tamandaré (suplente)
*João Correia da Silva Sobrinho – Palmares (suplente)
*Moacir Correia de Santana – Rio Formoso (suplente)
Poder Público
*Edmar Paulo – Rio Formoso (titular)
*Gilvan Mota – Palmares (suplente)
Para saber mais sobre os encontros que vão acontecer em todo o Estado, acesse: www.cultura.pe.gov.br/canal/cecpe.


