Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Edital Audiovisual

Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente

O Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente beneficia toda a cadeia produtiva do setor, incentivando a produção de filmes de curta e longa-metragem, programas para TV, além de projetos a difusão (cineclubes, festivais, mostras), pesquisa e formação. 

O fomento ao audiovisual, por meio de um edital segmentado do Funcultura, faz parte de uma política específica para o setor, que foi reconhecido pelo Governo de Pernambuco como estratégico para a economia e para a projeção do estado.  Todo o edital, as regras e a distribuição dos recursos entre as categorias foram desenvolvidos democraticamente a partir do diálogo entre o governo e a sociedade civil, representada pelas entidades de classe e comissões setoriais.

A cada ano, a Secretaria de Cultura realiza reuniões com os agentes do setor, com o intuito de discutir e implementar melhorias para os próximos editais. Em 2010, o edital passou a adotar cota para projetos de acessibilidade destinados a pessoas com deficiência. Em 2013, foi criada a categoria “Revelando os Pernambucos” para contemplar a regionalização da produção. Nesta categoria, os proponentes que apresentam projetos de curta-metragem, mostras e festivais concorrem apenas com projetos da mesma Região de Desenvolvimento (RD) do Estado, contribuindo para a ampliação do setor audiovisual no interior pernambucano.

Confira o 10º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2017/2018 AQUI