Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

PELLLB

O Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB) é um instrumento executivo de implantação e monitoramento da política setorial, que leva em consideração a importância de ações de incentivo à leitura e de formação de leitores como fator de cidadania e ferramenta para a conquista de melhores índices de desenvolvimento humano e social. Sua formulação está prevista no Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL – Portaria Interministerial nº 1.442, de 10 de agosto de 2006), no seu Eixo 3 (Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico) mais precisamente no sub-eixo 3.1. Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em Política de Estado: Formulação de Planos Estaduais e Planos Municipais de Livro e Leitura (PELLs e PMLLs), formulação de políticas nacional, estaduais e municipais.

No caso do PELLLB de Pernambuco, sua construção demandou o esforço coletivo de um Grupo de Executivo de Trabalho — GE, regulamentado através da portaria nº 04/Secult-PE/SEE, de 06 de outubro de 2016, e composto de 6 membros eleitos da sociedade civil, participantes do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura — FPEBLLL, e pela indicação de 6 representantes do governo estadual através da Secretarias Estadual de Educação (SEE-PE) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Companhia Editora de Pernambuco — Cepe e da Universidade de Pernambuco (UPE).

O Grupo realizou estudos, pesquisas, levantamentos e diagnósticos de informações, através da leitura de documentos e leis 1 já existentes, da sistematização do planejamento estratégico realizado pela Secult-PE, e dos dados dos Encontros Estaduais de Bibliotecas Públicas, realizados em parceria com o FPEBLLL. Além da documentação pesquisada, foi realizado um amplo processo de escutas à sociedade, realizado por meio de Diagnóstico Rápido Participativo (RDP), junto aos três elos da economia do livro: produtivo, criativo e mediador, e do mapeamento realizado junto às bibliotecas públicas municipais, estaduais, escolares e comunitárias, nas 12 Regiões de Desenvolvimento do estado de Pernambuco — RDs, entre os anos de 2012 e 2017.

No dia 12 de dezembro de 2018, o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC-PE), através da Resolução Nº2, aprovou o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB).

Links:
Resolução N° 02 e Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB)
Texto norteador (processo de construção) do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Pernambuco (PELLLB)